Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Minas lança Braille Delivery com empréstimo gratuito de livros e audiolivros

Serviço inédito leva obras acessíveis diretamente à casa de pessoas com deficiência visual na Grande BH

11/08/2025 às 20:26 por Redação Plox

O Governo de Minas lançou nesta segunda-feira (11) o Braille Delivery, serviço inédito de empréstimo gratuito de livros em braille e audiolivros com entrega domiciliar para pessoas com deficiência visual. A iniciativa, inaugurada na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte, é resultado de parceria entre as secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Cultura e Turismo (Secult).


O serviço permite que usuários cadastrados recebam obras diretamente em casa, sem necessidade de deslocamento. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 2128-8248. Inicialmente, as entregas serão quinzenais, no período da manhã, em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ibirité, Rio Acima, Nova Lima, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Ribeirão das Neves.


Imagem Foto: Leo Bicalho / Secult

Idealizado por Glicério Ramos Silva, coordenador do setor Braille da biblioteca, que completa 60 anos de atuação, o projeto busca democratizar o acesso ao acervo, que reúne 3,3 mil livros em braille, 3 mil audiolivros e cem filmes com audiodescrição. O catálogo inclui clássicos, literatura infantil e juvenil, obras de referência, títulos técnicos e lançamentos recentes, como “Em Agosto Nos Vemos”, de Gabriel García Márquez.


O secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, ressaltou que o programa integra o Promais — Programa Mineiro de Acessibilidade, Inclusão e Saúde — e que a intenção é expandir o serviço para todo o estado. Já o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, destacou que a ação representa cuidado e inclusão, levando cultura e cidadania até quem enfrenta barreiras para ir à biblioteca.


Nos últimos anos, o setor Braille recebeu cerca de R$ 400 mil em investimentos para modernização, com compra de 120 novos livros e equipamentos de tecnologia assistiva, como impressora Braille de alta performance, linha Braille para leitura digital, óculos OrCam e impressora 3D para produção de réplicas táteis de monumentos históricos de Minas Gerais.


Compartilhar a notícia