Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Julgamento de Bolsonaro no STF depende de voto de Cármen Lúcia

Ministra mineira dará seu posicionamento nesta quinta-feira (11), em sessão que pode definir condenações de oito acusados

11/09/2025 às 10:17 por Redação Plox

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) se reúne a partir das 14h para retomar o julgamento que analisa a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, envolvendo oito réus, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O voto da ministra mineira Cármen Lúcia pode ser decisivo para o futuro do processo.


Imagem Foto: STF

A sessão acontece após o ministro Luiz Fux apresentar, na noite de quarta-feira (10), um voto divergente em relação ao relator, Alexandre de Moraes, e ao ministro Flávio Dino. Fux defendeu a condenação parcial apenas do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e do general Walter Braga Netto, que disputou a vice-presidência em 2022, pedindo a absolvição de outros acusados.


Caso Cármen Lúcia siga o entendimento do relator e vote pela condenação de todos os envolvidos, a Procuradoria-Geral da República (PGR) garantirá maioria favorável à punição dos réus. Se, porém, ela optar pela absolvição total, a decisão ficará nas mãos do ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma.


O julgamento envolve oito nomes ligados ao governo anterior: Jair Bolsonaro; Mauro Cid; Walter Souza Braga Netto; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-chefe do GSI; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; e Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor-geral da Abin.


Com exceção de Ramagem, todos respondem por cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.


A sessão extraordinária desta quinta-feira foi marcada a pedido do relator, Alexandre de Moraes, para que os ministros concluam seus votos. O resultado e as possíveis sentenças devem ser anunciados já nesta sexta-feira (12), em sessão prevista para começar às 9h, com intervalo ao meio-dia e retorno às 19h.


Compartilhar a notícia

Veja também
 Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
POLíTICA

Governo investirá em segurança Escolar e Monitoramento Online

Recursos para patrulhamento e monitoramento

Lula visita Minas Novas para lançar política educacional para povos originários
POLíTICA

Lula visita Minas Novas para lançar política educacional para povos originários

Presidente volta a Minas Gerais nesta quinta (24) para evento em obras do IF Campus Quilombo; é a quinta visita ao estado em 2025

Lula deve anunciar Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral
POLíTICA

Lula deve anunciar Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral

Deputado federal do PSol será oficializado no cargo antes da viagem de Lula à Ásia; mudança marca nova composição no governo.

Governo atribui sucesso de vídeo de Nikolas a algoritmo sem apresentar provas
POLíTICA

Governo atribui sucesso de vídeo de Nikolas a algoritmo sem apresentar provas

Declarações apontam que Planalto vê influência de big techs na viralização do conteúdo sobre fraudes no INSS