Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Sóstenes acusa Moraes de perseguição e reforça apoio a Bolsonaro

Deputado do PL afirma que decisões judiciais contra o ex-presidente têm caráter político e defende que só Bolsonaro decidirá sobre 2026

12/09/2025 às 00:14 por Redação Plox

Durante entrevista concedida nesta quinta-feira (11), o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara, voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal e acusou o ministro Alexandre de Moraes de agir com perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.


Imagem Foto: Câmara dos Deputados

O parlamentar declarou que o país estaria “congelado pela corrupção” e que as medidas aplicadas pela Corte têm como objetivo inviabilizar uma possível candidatura do ex-presidente em 2026. Para sustentar o argumento, ele comparou os casos de Lula e Bolsonaro. Segundo Sóstenes, o atual presidente foi condenado em três instâncias, com penas aumentadas, antes de ter as sentenças anuladas pelo STF. Já Bolsonaro teria sido alvo de uma decisão rápida, conduzida de forma “manipulada” por Moraes.


“O presidente Lula foi condenado em todas as instâncias, com pena aumentada e por unanimidade. Já Bolsonaro teve apenas uma decisão, de uma turma manipulada pelo ministro Alexandre de Moraes”

, disse o deputado.

As falas acontecem em meio ao avanço das discussões no Congresso sobre a anistia a Bolsonaro e aos investigados pelos atos de 8 de janeiro. A proposta defendida pela base do PL busca extinguir as punições e acusações relacionadas, sob o argumento de que houve exagero e viés político nas decisões judiciais.


Sóstenes também alertou que, caso a Justiça mantenha o atual posicionamento, o efeito pode ser oposto ao esperado: “Se Bolsonaro for preso, o povo brasileiro, que sabe da integridade dele, vai se colocar ao lado do presidente. Esse tiro vai sair pela culatra, será um tiro contra aqueles que perseguem Bolsonaro”, afirmou.


Ao tratar da sucessão, o deputado ressaltou que a prioridade do PL é manter a unidade em torno do ex-presidente, mas admitiu preocupação com a saúde dele, em razão de recentes cirurgias. “Se em algum momento Bolsonaro entender que não terá condições, seja políticas, jurídicas ou de saúde, apenas ele poderá tomar essa decisão. E quem ele indicar terá nosso apoio irrestrito”, garantiu.


Por fim, Sóstenes descartou qualquer pressa na definição de candidatura. Para ele, o exemplo de Lula serve de parâmetro: “Lula só foi oficializado no ano da eleição. Para Bolsonaro não precisa ser diferente. Essa decisão não tem que ser agora”, concluiu.


Compartilhar a notícia

Veja também
para você
PCC usa fundos de investimento para ocultar R$ 30 bilhões
POLíCIA

PCC usa fundos de investimento para ocultar R$ 30 bilhões

Receita Federal revela que facção criminosa controla dezenas de fundos e movimenta bilhões no setor de combustíveis

tigre-3.jpeg
ESPORTES

Ipatinga leva gol nos acréscimos e empata em casa

Time levou gol aos 45' do segundo tempo

Seminário Apícola reúne produtores no Vale do Aço neste sábado
ECONOMIA

Seminário Apícola reúne produtores no Vale do Aço neste sábado

Evento em Coronel Fabriciano discute práticas sustentáveis e melhorias na cadeia do mel; inscrições gratuitas até sexta

Intoxicação por metanol: especialistas alertam para riscos neurológicos
SAúDE

Intoxicação por metanol: especialistas alertam para riscos neurológicos

Substância altamente tóxica provoca sintomas como tontura, confusão mental, cegueira e pode levar à morte; casos em SP já causaram três mortes