Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos por tentativa de golpe

Ex-presidente e sete aliados foram considerados culpados por tentar impedir posse de Lula; julgamento segue para definição das penas

12/09/2025 às 00:06 por Redação Plox

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de sua Primeira Turma, concluiu nesta quinta-feira (11) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenando-o por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado, junto a sete de seus ex-auxiliares e militares de confiança.


ImagemFoto: Agência Brasil


A decisão foi formada por maioria, com quatro votos a favor da condenação e apenas um contrário, vindo do ministro Luiz Fux, que divergiu em vários pontos. O voto decisivo veio do presidente da Turma, Cristiano Zanin, encerrando a análise das condutas de Bolsonaro e dos demais acusados. A sessão deve ser totalmente encerrada nesta sexta-feira (12), quando será concluída a dosimetria das penas, ou seja, a definição do tempo exato que cada condenado deverá cumprir.


Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o núcleo central da chamada "trama golpista" atuou entre os anos de 2021 e 2023, com o objetivo de impedir a posse e o exercício do mandato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esse grupo, composto por Bolsonaro, sete ex-ministros e militares, organizou diversas ações coordenadas, incluindo lives, reuniões estratégicas, produção de documentos e incentivo a atos violentos, que demonstram a intenção de romper com a ordem democrática.



A pena imposta a Bolsonaro soma 27 anos e 3 meses de prisão. Desse total, 24 anos e 9 meses correspondem à reclusão, o que implica em cumprimento em regime fechado. Já os 2 anos e 9 meses restantes são referentes à detenção, modalidade voltada para regimes semiaberto ou aberto. Como a pena ultrapassa oito anos, o cumprimento deverá se iniciar em regime fechado, conforme prevê a legislação penal.


“As provas reunidas indicam uma tentativa concreta de derrubar o Estado Democrático de Direito e impedir a posse do presidente eleito”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo.


Os crimes pelos quais Bolsonaro foi condenado incluem: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. A mesma condenação foi aplicada aos outros sete réus que foram julgados em conjunto com ele.


Apesar da decisão, a execução imediata da pena ainda não ocorrerá. Isso porque o processo precisa transitar em julgado — ou seja, não deve haver mais possibilidade de recursos. A defesa dos réus ainda pode apresentar embargos e outros recursos que deverão ser analisados pelo STF.


Atualmente, tanto Jair Bolsonaro quanto o general Braga Netto estão presos preventivamente. O ex-presidente foi detido por descumprimento de medidas determinadas por Alexandre de Moraes. Já Braga Netto está preso sob a acusação de obstrução de Justiça.



A composição da Primeira Turma do STF, responsável pelo julgamento, inclui os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que também preside o colegiado.


Mesmo com a condenação estabelecida, a etapa de fixação das penas individuais ainda está em andamento. O STF ainda deverá deliberar sobre o tempo exato de prisão para os demais envolvidos na trama golpista, encerrando uma das etapas mais emblemáticas do enfrentamento à tentativa de ruptura institucional ocorrida no Brasil recente.


Compartilhar a notícia

Veja também
Defendendo Alexandre de Moraes, Lula dá indireta a Elon Musk
POLíTICA

Defendendo Alexandre de Moraes, Lula dá indireta a Elon Musk

Em evento com prefeitos, o presidente enfatiza a importância do combate ao desmatamento e indireta a Musk sugere foco na Amazônia ao invés de exploração espacial

Ministros de Lula se preparam para disputar eleições de 2026
POLíTICA

Ministros de Lula se preparam para disputar eleições de 2026

Com prazo de desincompatibilização se aproximando, pelo menos 17 ministros consideram candidaturas ao Senado, Câmara e governos estaduais

Foto: Divulgação PL/Reprodução
POLíTICA

Destino Minas: General Braga Netto estuda candidatura ao Senado em 2026

Nascido em Floresta, Belo Horizonte, Braga Netto é conhecido por sua profunda ligação com Minas Gerais

kaliu
POLíTICA

Projeto que extingue BHTrans vai para votação na Câmara após assinatura de Kalil

Se o texto for aprovado na casa legislativa ele passará para o plenário

para você
Santinhas
LAZER

Vídeo: espetáculo Santinhas do Pau Oco será atração neste sábado em Ipatinga

O Plox, nesta quarta-feira (1), se reuniu com o diretor do espetáculo, Othon Valgas e dois dos atores da peça, Rodolfo Rodrigues e Gustavo Horta

Cartórios Eleitorais abrem vagas de estágio no Vale do Aço;saiba mais
EMPREGO

Cartórios Eleitorais abrem vagas de estágio no Vale do Aço;saiba mais

Inscrições vão até o dia 24 de junho e contemplam estudantes de Direito, Administração e Contábeis

Hospital Márcio Cunha ultrapassa a marca de 70 mil partos nos últimos 12 anos
SAúDE

Hospital Márcio Cunha ultrapassa a marca de 70 mil partos nos últimos 12 anos

Instituição em Ipatinga celebra marca histórica e anuncia planos de expansão para 2026 e 2027

Aprendendo português, Ancelotti quis saber o que é 'frango' no futebol
ESPORTES

Aprendendo português, Ancelotti quis saber o que é 'frango' no futebol

Técnico da Seleção Brasileira tem aulas com professor paulista e se diverte ao aprender expressões típicas como 'frango', usada para falha de goleiro