Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Enquanto 211 já retornaram, cerca de 2.500 aguardam ação do governo

Itamaraty estima que cerca de 2.500 brasileiros ainda estão em área de conflito e aguardam resgate

11/10/2023 às 18:25 por Redação Plox

O governo brasileiro, mediante decisão emergencial, está aumentando os esforços para resgatar os cidadãos brasileiros atualmente em Israel. Fontes dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores confirmaram  que mais aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) serão enviadas para a operação de repatriação.

DIVULGAÇÃO/GOVERNO FEDERAL E FAB

Situação atual dos brasileiros

De acordo com estimativas do Itamaraty, cerca de 2.500 brasileiros ainda estão em Israel esperando pelo resgate. Dentro desse contingente, 30 a 50 estão na Faixa de Gaza, região que enfrenta o ápice do conflito. O número de voos programados para a operação ainda não está definido, mas fontes afirmam que serão organizados quantos forem necessários para repatriar todos os que desejarem voltar ao Brasil.

O primeiro voo, que transportou 211 cidadãos, já pousou em Brasília. Uma segunda aeronave, proveniente de Tel Aviv, está a caminho do Brasil, com previsão de chegada ao Rio de Janeiro. Outras duas aeronaves estão sendo preparadas: uma atualmente em Roma e a outra com partida prevista da Base Aérea de Brasília.

Preocupação com reféns e situação em Gaza

Há relatos não confirmados de que brasileiros estejam entre os reféns do grupo Hamas em Israel. O porta-voz das Forças de Defesa israelenses, Jonathan Conricus, mencionou a presença de indivíduos com dupla nacionalidade, incluindo brasileiros, entre os sequestrados. No entanto, o embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, secretário de África e de Oriente Médio do Itamaraty, declarou: "Não temos confirmação de que há reféns com nacionalidade brasileira".

Em relação aos brasileiros na Faixa de Gaza, a repatriação por meio do Egito está sendo considerada. A situação é complexa devido à instabilidade na passagem de Rafah, que conecta Gaza ao Egito, e aos trâmites legais egípcios. No entanto, o secretário de África e Oriente Médio afirmou que estão em diálogo com as autoridades egípcias para facilitar a repatriação.

Além disso, vale ressaltar que entre os brasileiros em Gaza, existem estrangeiros com conexões familiares com o Brasil. Como exemplificado pelo ministro Mares, alguns são filhos de brasileiros ainda não registrados ou parentes diretos de menores de idade brasileiros.

Compartilhar a notícia

para você
Ipatinga recebe kits de telemedicina e novos aparelhos do Novo PAC para reforçar a saúde básica
SAúDE

Ipatinga recebe kits de telemedicina e novos aparelhos do Novo PAC para reforçar a saúde básica

Município foi contemplado com equipamentos que qualificam atendimentos nas UBS’s e ampliam acesso à saúde com foco em áreas remotas

pilula-de-insulia.jpg
SAúDE

Cientistas criam pílula que substitui injeção de insulina

Agora, os diabéticos do tipo 1 veem a possibilidade de substituir as injeções diárias a que estão sujeitos.

Foto: Alane - Globo/ Divulgação
FAMOSOS

Crise de ansiedade de Alane no BBB 24 gera preocupação entre os espectadores

Momento de tensão vivido pela participante após ser indicada ao paredão destaca a pressão emocional do reality show.

Trilhas de Futuro abre credenciamento para instituições de ensino técnico
EDUCAçãO

Trilhas de Futuro abre credenciamento para instituições de ensino técnico

Governo de Minas prevê 50 mil novas vagas em cursos gratuitos para a 6ª edição do programa