Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Covid-19: Minas Gerais articula estrutura para transporte de vacinas

Na reunião, o Ministério da Saúde apresentou uma versão preliminar do Plano para a Vacinação contra o Covid-19 no Brasil

11/12/2020 às 14:04 por Redação Plox

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou de reunião com o Programa Nacional de Imunização (PNI) nessa quinta-feira (10/12). Um dos temas abordados foi o processo de distribuição da vacina de covid-19, que envolve desde o transporte aos municípios, o acondicionamento adequado das vacinas e a administração correta nas unidades de Saúde.

Na reunião, o Ministério da Saúde apresentou uma versão preliminar do Plano para a Vacinação contra o Covid-19 no Brasil, que terá como foco vacinar os grupos prioritários, com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença, e as populações com maior exposição e transmissão do vírus. Participaram do encontro os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Vacina segura

A infraestrutura da Central Estadual da Rede de Frio da SES-MG já está preparada para acondicionar as doses de vacinas de covid-19 recebidas pelo Ministério da Saúde. A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da pasta, Josianne Dias Gusmão, alerta que o calor pode prejudicar as propriedades imunizantes do medicamento e que, durante todo o transporte e manuseio das vacinas, é preciso assegurar que ela não passe por variação de temperatura.

“Nosso desafio é garantir que as vacinas mantenham suas características iniciais, a fim de conferir imunidade, pois são produtos que se deterioram depois de determinado tempo quando expostos a variações de temperaturas inadequadas à sua conservação”, pontua Gusmão.

Em seguida, as vacinas são transportadas para as 28 Regionais de Saúde e distribuídas para os municípios de abrangência de cada uma delas. “Toda essa operação é complexa, são 853 municípios que precisam receber a vacina com segurança. É necessário manter os medicamentos constantemente refrigerados, utilizando instalações e equipamentos adequados, até o momento da aplicação. Um manuseio inadequado, um equipamento com defeito, ou falta de energia podem interromper o processo de refrigeração, comprometendo a potência e eficácia da vacina”, reforça a coordenadora.

Para assegurar a qualidade das vacinas durante todo o trajeto até as salas de vacinação, a SES-MG adquiriu dois ultras freezers, com capacidade de refrigeração de 80 graus negativos a 56 graus negativos, e mais de 700 câmaras refrigeradas para serem entregues aos municípios. A secretaria também já comprou 50 milhões de seringas e agulhas para que não faltem insumos para a imunização da população.

 

Com informações da Agência Minas

Compartilhar a notícia

Veja também
vhlvl.jpg
SAúDE

Brasil capacita profissionais para diagnosticar novo coronavírus

Durante dois dias, os profissionais de nove países da América Latina compartilharam experiências e fortaleceram a capacidade de realizar diagnósticos nacionais e regionais.

Caps.jpeg
SAúDE

CAPS de Timóteo realiza acolhimentos durante a semana

Aos sábados, domingos e feriados, os casos de emergência deverão ser encaminhados para o Centro de Saúde João Otávio, que oferece atendimento 24 horas

Venda de Ozempic exigirá receita retida a partir de nova norma da Anvisa
SAúDE

Venda de Ozempic exigirá receita retida a partir de nova norma da Anvisa

Agência aprova mudança que obriga apresentação e retenção de receita médica para compra de canetas emagrecedoras

Três morrem por suspeita de intoxicação por metanol em São Paulo
SAúDE

Três morrem por suspeita de intoxicação por metanol em São Paulo

Casos em São Bernardo e na capital paulista levantam alerta de associações sobre bebidas adulteradas