Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Usipa devolve grande número de animais à natureza em 2020

De acordo com levantamento realizado, a equipe do Cebus atendeu 321 animais nos 11 meses de 2020

11/12/2020 às 14:31 por Redação Plox

No balanço anual de atividades, o Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) constatou um número expressivo de animais devolvidos à natureza em 2020. De acordo com levantamento realizado, a equipe do Cebus atendeu 321 animais nos 11 meses de 2020. Destes, aproximadamente 43% (139 indivíduos) foram devolvidos à natureza.

Nos anos anteriores, esse índice girava em torno de 30%. Além dos animais que deram entrada em 2020, outros que chegaram ao Cebus em 2018 e 2019, e que permaneciam em reabilitação, também foram soltos. Desta forma, podemos comemorar os mais de 200 animais soltos em 2020.

Foto: Divulgação Usipa / Marcele Pena

 

Procedência

Os animais em situação de risco e atendidos são provenientes da região do Vale do Aço, de Governador Valadares e de mais outros 33 municípios do entorno dessas regiões. “Dentre os animais atendidos constam aves, répteis e mamíferos sendo que a maioria são Aves (psitacídeos e passeriformes) vítimas do tráfico e mamíferos agredidos, atropelados ou feridos por equipamentos urbanos”, detalha o médico-veterinário e responsável técnico pelo Cebus, Lélio Costa e Silva.

Uma parte dos animais atendidos, infelizmente, faleceu em função da situação grave em que foram resgatados. O percentual de óbitos é de 31,5%.

Foto: Divulgação Usipa / Marcele Pena

 

Recuperados e devolvidos à natureza

Dentre os animais devolvidos à natureza estão tamanduás-mirim, gambás, lobo-guará, onça parda, pássaros, jandaias, papagaios, gaviões e corujas de diversas espécies. Alguns destes animais constam da lista de animais ameaçados de extinção como o papagaio do peito roxo, onça parda e o lobo-guará.

Em alguns casos, a reabilitação para devolução à natureza não foi possível devido ao longo período em que estes animais permaneceram em cativeiro, recebendo alimentação diferente do habitat original e desenvolvendo comportamentos que dificultam sua ressocialização. Estes animais foram destinados ao Cebus e a outras instituições para abrigo definitivo.

Atualmente, permanecem em reabilitação 25,2% dos animais que aqui chegaram. A maioria deles é composta por psitacídeos (jandaias e papagaios) que estão sendo preparados para futuras solturas ou aguardam outra destinação.

Este trabalho tem o patrocínio da Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (ARPAVA) e Usiminas, e conta com a parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia de Meio Ambiente, Promotoria Estadual de Justiça e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Compartilhar a notícia

Veja também
cão e gato
GERAL

Governo de Minas lança sistema estadual de identificação de animais domésticos

Novo sistema permite que municípios, entidades, clínicas e unidades móveis de esterilização registrem gratuitamente os dados de animais domésticos e cuidadores

Empresas mineiras sonegam R$ 15 bilhões em impostos e superam gastos com saúde
GERAL

Empresas mineiras sonegam R$ 15 bilhões em impostos e superam gastos com saúde

Sonegação fiscal no setor privado em Minas Gerais supera investimentos em saúde pública.

irma-dulce.jpg
GERAL

Irmã Dulce é canonizada e se torna a primeira santa brasileira

A partir de hoje, Irmã Dulce passa a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres

covid
GERAL

12 óbitos por Covid-19 são registrados no Vale do Aço nessa quarta

Confira na matéria, a situação dos leitos de UTI na região

para você
joao-magno.jpg.jpeg
POLíTICA

João Magno votou no Centro em Ipatinga

O candidato votou na Escola Estadual Manoel Izídio

Brasil importa antídoto para conter intoxicações por metanol
SAúDE

Brasil importa antídoto para conter intoxicações por metanol

Ministério da Saúde vai receber 2.600 frascos de Fomepizol para tratar casos causados por bebidas adulteradas

49122774788_252f607ae1_b.jpg
SAúDE

Campeões de tudo, jogadores do Flamengo usam suplementos produzidos no Vale do Aço

Segundo pesquisas, os produtos da Central Nutrition são muito mais eficientes que os suplementos proteicos, como Whey Protein, proteína vegetal e outros

resplendor.jpg
POLíCIA

Homem é morto com três tiros na cabeça durante cavalgada no leste de Minas

O Corpo de Bombeiros foi acionado, e confirmou o óbito ao chegar ao local