Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Emprego

Concurso da Anvisa: Nomeação de 50 aprovados é autorizada com salários de até R$ 16,4 mil

A portaria foi publicada nesta quarta-feira (11) no Diário Oficial da União, oficializando a convocação de novos servidores para os cargos de Analista Administrativo e Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária.

11/12/2024 às 17:26 por Redação Plox

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) autorizou a nomeação de 100 aprovados no concurso público da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A portaria foi publicada nesta quarta-feira (11) no Diário Oficial da União, oficializando a convocação de novos servidores para os cargos de Analista Administrativo e Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária.

Serão preenchidas 50 vagas de nível superior para cada uma das duas funções. No entanto, a portaria ressalta que a nomeação está condicionada à existência de vagas na data de posse e à disponibilidade orçamentária para custear as contratações.

Foto:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Detalhes do concurso

O concurso da Anvisa, que teve seu edital lançado em janeiro deste ano, foi organizado pela banca Cebraspe. Ao todo, foram ofertadas 50 vagas para o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, com salário inicial de R$ 16.413,35 e jornada de 40 horas semanais.

As oportunidades foram distribuídas entre quatro áreas de especialização:

  • Área 1 – Engenharia Química, Química, Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica ou Engenharia Agronômica (3 vagas);
  • Área 2 – Farmácia (39 vagas);
  • Área 3 – Biologia, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia ou Veterinária (5 vagas);
  • Área 4 – Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Informática, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas ou Engenharia de Redes (3 vagas).

O processo seletivo foi composto por provas objetivas e discursivas, além de avaliação de títulos e um curso de formação. As provas objetivas apresentaram 120 questões no formato CERTO ou ERRADO, divididas da seguinte forma:

  • Conhecimentos básicos: 50 questões;
  • Conhecimentos complementares: 28 questões;
  • Conhecimentos específicos: 42 questões.

A prova discursiva exigiu a elaboração de um texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre temas de regulação e vigilância sanitária, com nota máxima de 10 pontos.

O resultado final do concurso foi homologado no início de novembro, após retificação.

Preocupação com déficit de pessoal

Mesmo com a convocação de novos servidores, a quantidade de vagas preenchidas não será suficiente para suprir a defasagem no quadro de pessoal da Anvisa. Em entrevista concedida ao jornal "O Globo", o diretor-presidente da agência, Antônio Barra Torres, destacou a gravidade da situação. Segundo ele, o número de vagas ofertadas no concurso está abaixo do necessário para evitar uma crise operacional na Anvisa. "Sem reposição adequada, a agência pode entrar em colapso em 2025", alertou Barra Torres.

Atualmente, o órgão conta com 1.328 cargos previstos em lei, mas 141 deles estão vagos. Além disso, cerca de 55% dos servidores já recebem o abono de permanência, o que indica que muitos estão próximos de se aposentar.

Novo concurso à vista?

Devido à necessidade de recomposição do quadro, a Anvisa já enviou ao MGI um pedido de autorização para a realização de um novo concurso público. O requerimento, feito em 20 de agosto, solicita a abertura de 91 vagas, distribuídas entre cargos de níveis médio e superior:

  • Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária: 10 vagas;
  • Analista Administrativo: 18 vagas;
  • Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária: 8 vagas;
  • Técnico Administrativo: 55 vagas.

O objetivo do novo certame é tentar reduzir o impacto da saída de servidores e fortalecer o quadro da agência, que enfrenta desafios crescentes diante das demandas regulatórias do setor de saúde. Caso a autorização seja concedida, as nomeações estão previstas para 2025.

Compartilhar a notícia

Veja também
ambev responsa.jpg
EMPREGO

Ambev abre programa para recrutar mais de 80 estagiários negros

O programa de estágio Representa, focado na inclusão de universitários negros, vai acontecer em todas as regiões do Brasil

Trabalhadores são resgatados em carvoaria de Minas sob condições degradantes
EMPREGO

Trabalhadores são resgatados em carvoaria de Minas sob condições degradantes

Fiscalização flagra situação análoga à escravidão em carvoaria no Jequitinhonha; entre os resgatados está um idoso de 74 anos

ctps
EMPREGO

Sejusp está com processo seletivo aberto para 132 vagas

Inscrições vão até 17/3 e contemplam as áreas de Saúde, Pedagogia, Direito e Serviço Social; contratação é imediata e temporária

gpt
EMPREGO

Relatório aponta quais tipos de trabalho deixarão de existir quais serão criados

De acordo com o estudo, a previsão é de que 69 milhões de empregos sejam criados nos próximos anos, enquanto 83 milhões serão eliminados