Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

Exposição com réplica da Luzia será aberta no Museu de Ciências da PUC

Parceria entre PUC Minas, Prefeitura de Belo Horizonte e Ministério Público de Minas Gerais viabiliza mostra com fósseis, réplicas e peças arqueológicas

11/12/2024 às 20:12 por Redação Plox

A partir do segundo semestre de 2025, o Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) inaugurará a exposição permanente "Fenômeno Humano: O caminhar da humanidade". O projeto contará com mais de 100 peças distribuídas em 25 vitrines, abrangendo um período de 30 milhões de anos da história humana. Réplicas de fósseis icônicos, como Luzia, considerada o fóssil humano mais antigo das Américas, estarão entre os destaques.

A curadoria é do paleontólogo Cástor Cartelle, que utilizará peças de seu acervo pessoal para compor a exposição. O espaço, com 180 m², ficará no segundo andar do Museu de Ciências Naturais, localizado na Região Noroeste de Belo Horizonte.

Foto: Reprodução/PUC

Parceria para promover cultura e ciência

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a PUC Minas. O projeto será financiado pelo Fundo Especial do Ministério Público (Funemp). O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (11), durante evento na PUC Minas, ocasião em que também foi divulgada uma segunda iniciativa cultural: o acervo bibliográfico de Belo Horizonte.

De acordo com o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, o valor destinado para a exposição será de R$ 1,5 milhão, enquanto o projeto do acervo bibliográfico contará com R$ 1,7 milhão. Ele destacou a relevância do investimento: “Esses recursos advêm das ações do Ministério Público e nós ficamos muito satisfeitos porque conseguimos reverter danos, agressões, crimes e atos de improbidade administrativa em benefício da população mineira, que é a verdadeira dona desses recursos”, afirmou.

Peças e réplicas de fósseis históricos

A mostra promete ser a maior e mais completa exposição sobre evolução humana do Brasil. Entre os itens que serão exibidos estão o "Menino de Turkana", de 1,5 milhão de anos; a "Lucy", que tem 3,2 milhões de anos; e a "Criança de Taung", com 2,5 milhões de anos. O grande destaque será a réplica de Luzia, fóssil humano mais antigo das Américas, encontrado em uma gruta em Pedro Leopoldo (MG) e símbolo da arqueologia brasileira.

O coordenador do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, Henrique Paprocki, reforçou a importância da iniciativa para a educação e divulgação científica. “É muito importante a gente fazer divulgação científica, principalmente em tempos de obscurantismo, onde a gente tem terraplanistas. Nós temos aqui a oportunidade de ter a melhor e maior exposição sobre a evolução humana do Brasil. Então, nós teremos desde os nossos elos mais antigos, com o resto dos primatos, até o Homo sapiens, distribuído através de 25 vitrines, 180 m² e mais de 100 peças diferentes”, explicou Paprocki.

O Museu de Ciências Naturais da PUC Minas recebe cerca de 100 mil visitantes por ano e, com a nova exposição, a expectativa é de que o número de visitas aumente.

Acervo bibliográfico de BH e Minas Gerais

Além da exposição arqueológica, o evento também anunciou a criação de um acervo bibliográfico sobre a história de Belo Horizonte e Minas Gerais. O projeto, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Cultural Amilcar Martins (ICAM) e o Arquivo Público de Belo Horizonte, tem previsão de lançamento para 2027.

A proposta é reunir publicações que contemplem os 300 anos de história de Minas Gerais e os 125 anos de Belo Horizonte, abrangendo os três principais períodos da história brasileira: colonial (até 1821), monárquico (1822-1889) e republicano (de 1889 até os dias atuais). A Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destacou a relevância do projeto. “No mês de aniversário de Belo Horizonte, a gente anuncia essas duas parcerias que são super importantes com o Ministério Público de Minas Gerais. Esses dois projetos vão resultar em programas e ações relacionadas à memória, ao acervo e à museologia, para a população de Belo Horizonte”, disse.

Pesquisa e acesso digital

O objetivo do acervo é democratizar o acesso às informações e fomentar a pesquisa histórica. Segundo a Secretaria de Cultura, duas publicações serão produzidas: uma dedicada aos 300 anos de Minas Gerais e outra focada nos 125 anos de Belo Horizonte. Além disso, o conteúdo será disponibilizado em uma plataforma virtual, ampliando o acesso à memória histórica para pesquisadores e o público em geral.

“Essa pesquisa será realizada a longo prazo e ela vai gerar também produtos que não são apenas publicações que vão ser fruto dessas pesquisas sobre os 125 anos de Belo Horizonte e os 300 anos de Minas Gerais, mas também todo um acesso por meio de uma plataforma virtual. Então, são dois passos importantes, dois presentes para a cidade de Belo Horizonte”, concluiu Eliane Parreiras.

Compartilhar a notícia

Veja também
Fotos: Luiza Nardy Fotografia
LAZER

Santinhas Do Pau Oco reestreia a comédia “Putz...Casei-A peça do Casamento" nesta semana

A peça traz a história de Luís Antônio, personagem que, após uma briga com a esposa Maria Rita, é proibido de entrar em casa e se vê obrigado a passar a noite ao relento

LAZER

Após estreia nos cinemas, 'O Auto da Compadecida 2' e Filme Sobre Chico Bento chegam ao Streaming

Os aguardados filmes “O Auto da Compadecida 2” e “Chico Bento e a Goiabeira Maravilhosa” estarão disponíveis no Prime Video após sua exibição nos cinemas.

Foto: Divulgação
LAZER

Rodeio de Santana terá show de João Neto e Frederico e atrações regionais, veja a programação

A estrutura do Rodeio de Santana conta com os palcos Minas e Brasil, além de uma arquibancada com capacidade para 6 mil pessoas sentadas

LAZER

Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo será lançada durante o Inox Bike em Timóteo

As atividades começam no sábado, 17 de agosto, com uma feira na Praça 1º de Maio, que funcionará das 14h às 21h

para você
Timóteo inaugura novo ciclo urbano com loteamento de alto padrão
ECONOMIA

Timóteo inaugura novo ciclo urbano com loteamento de alto padrão

Após duas décadas, cidade celebra retomada do mercado imobiliário com lançamento do Villa Alfa

EDUCAçãO

Prouni 2/2024: MEC ofertará mais de 28,5 mil bolsas em Minas Gerais

Estado vai oferecer 16.393 bolsas integrais e 12.135 parciais pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Inscrições começarão em 23 de julho, via Portal Acesso Único

toca-da-raposa.jpg
ESPORTES

Cruzeiro votará afastamento da diretoria só em 2020

Segundo Dalai Rocha, será feita uma assembléia em janeiro, para votar a permanência ou não da diretoria

EDUCAçãO

Timóteo garante alimentação escolar nutritiva e de qualidade

Cardápios são planejados para atender necessidades nutricionais e promover bem-estar dos alunos