Exportações de açúcar de Minas caem e setor avalia priorizar etanol em 2025
Com queda de 19% no volume embarcado e de 30% na receita, usinas mineiras estudam redirecionar mais cana para a produção de etanol nas próximas safras
12/01/2026 às 10:15por Redação Plox
12/01/2026 às 10:15
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
As exportações de açúcar produzidos em Minas Gerais começaram 2025 em baixa, com queda tanto na receita quanto no volume embarcado. Segundo dados da Associação da Indústria da Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (Siamig), o Estado vendeu ao exterior um volume 19% menor em relação a 2024, enquanto a receita obtida no período recuou 30%.
Usinas em Minas já estudam direcionar maior produção para etanol nas próximas duas safras, segundo informações divulgadas pela Siamig
Foto: Imprensa MG
De acordo com a entidade, o resultado negativo está ligado principalmente ao preço de embarque do açúcar em 2025, que ficou muito próximo do custo de produção, comprimindo a margem de lucro e prejudicando a rentabilidade dos produtores no mercado internacional.
Usinas reavaliam estratégia e miram mais etanol
Diante desse cenário de baixa remuneração nas exportações de açúcar, o setor sucroalcooleiro mineiro começa a redesenhar suas estratégias para as próximas safras. Usinas em Minas já estudam direcionar uma parcela maior da cana-de-açúcar para a produção de etanol, em vez de açúcar, nas duas próximas temporadas.
Segundo informações divulgadas pela Siamig, a tendência é que as lavouras com plantio previsto para abril sejam planejadas para favorecer a fabricação de álcool. A avaliação é que, com os atuais preços e a menor rentabilidade no mercado externo, priorizar o etanol pode se tornar economicamente mais vantajoso para o setor mineiro, ao menos no curto e médio prazos.