Incêndio em prédio ocupado na Vila Prudente mata bebê e homem com deficiência intelectual em SP

Fogo atingiu edifício com famílias sem-teto e barracos na laje na Zona Leste de São Paulo; vítimas foram encontradas carbonizadas e causas do incêndio serão investigadas pela Polícia Técnico-Científica

12/01/2026 às 08:08 por Redação Plox

Duas pessoas morreram em um incêndio que atingiu, na manhã desta segunda-feira (12), um prédio ocupado por um grupo de sem-teto na Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo. As vítimas são um bebê de dois meses e um homem de 35 anos com deficiência intelectual.

O fogo começou por volta das 5h em um dos apartamentos do último andar do edifício, localizado na Avenida Vila Ema. As chamas foram controladas, mas uma fumaça densa chegou a cobrir todo o prédio, que aparentemente tem três andares e, na laje, alguns barracos erguidos de forma precária.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois corpos foram encontrados carbonizados durante os trabalhos de rescaldo. As equipes permaneceram no local após o controle das chamas para evitar o surgimento de novos focos de incêndio e localizar possíveis vítimas.


Incêndio atinge prédio na Vila Prudente

Incêndio atinge prédio na Vila Prudente

Foto: Reprodução/TV Globo

Identificação das vítimas e investigação das causas

A identificação oficial das vítimas ficará a cargo da Polícia Técnico-Científica, que também será responsável por apurar as causas do incêndio. Até o momento, as informações sobre quem seriam as vítimas e suas idades foram fornecidas por moradores do imóvel.

Ainda não há confirmação oficial sobre a dinâmica do incêndio, nem sobre as condições em que o prédio era ocupado. As autoridades devem usar laudos periciais para esclarecer o que motivou o início do fogo no apartamento do último andar.

Prédio já abrigou padaria tradicional

O edifício atingido pelo incêndio é o mesmo onde funcionou a antiga Padaria Amália, panificadora bastante conhecida nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Após o encerramento das atividades do estabelecimento, o prédio ficou um período abandonado e, segundo relatos, foi invadido há cerca de dez anos.

No terreno do imóvel também funciona uma cooperativa de reciclagem. A estrutura do prédio, hoje ocupada por famílias em situação de vulnerabilidade, contrasta com o passado de ponto comercial tradicional do bairro.

Imagens registradas no local mostraram o prédio tomado pela fumaça na Vila Prudente, na Zona Leste, enquanto equipes de emergência atuavam no combate ao incêndio e na busca por vítimas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a