Reunião entre Lula e Hugo Motta sobre fim da jornada 6x1 é adiada

Encontro previsto para esta quinta-feira (12) foi cancelado por incompatibilidade de agenda e deve ocorrer após o Carnaval

12/02/2026 às 07:24 por Redação Plox

Marcada para esta quinta-feira (12), a reunião entre o presidente da República, Lula, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para tratar do fim da jornada de trabalho 6x1 foi cancelada e ficou para depois do Carnaval.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (esq.), e o presidente Lula (dir.)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (esq.), e o presidente Lula (dir.)

Foto: Agência Brasil


Planalto quer votação ainda no primeiro semestre

A discussão sobre a mudança na escala 6x1 é tratada como prioridade pelo governo Lula, especialmente em ano eleitoral. A articulação do Planalto mira a construção de apoio político suficiente para que a proposta seja analisada e votada ainda neste semestre.

O encontro, porém, não ocorreu por incompatibilidade de agenda. Hugo Motta tem viagem marcada para a manhã desta quinta-feira (12), enquanto o presidente não tinha disponibilidade antes do horário inicialmente sugerido para a conversa.

PEC unifica propostas sobre jornada 6x1

Na segunda-feira (9), Hugo Motta encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara a PEC nº 8 de 2025, que reúne em um único texto as propostas apresentadas por Erika Hilton (Psol-SP) e Reginaldo Lopes (PT-MG).

A PEC trata de mudanças no modelo atual de jornada semanal, com foco em setores que ainda adotam a escala de seis dias consecutivos de trabalho para um de descanso. O objetivo é alterar esse regime, hoje bastante comum em diversas categorias.

Tramitação começa na Comissão de Constituição e Justiça

A análise da proposta terá início na CCJ, responsável por avaliar se o conteúdo está de acordo com a Constituição. Somente após essa etapa o mérito poderá avançar para uma comissão especial.

Nessa futura comissão, o texto poderá ser debatido em audiências públicas e receber emendas dos parlamentares, antes de eventual votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a