Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Brasil prepara-se para onda de calor extrema em nove estados

Alerta laranja é emitido diante de temperaturas que podem ultrapassar os 40°C, impulsionadas por "bolha de calor" vinda do Paraguai e Argentina.

12/03/2024 às 13:32 por Redação Plox

Uma intensa onda de calor, originada por uma "bolha de calor" situada sobre o norte da Argentina e do Paraguai, está prevista para afetar significativamente o Brasil nos próximos dias. Segundo previsões da MetSul Meteorologia, este fenômeno climático, caracterizado por uma área de alta pressão que confina o ar quente, deve elevar as temperaturas em diversos estados brasileiros, com expectativas de marcas superiores a 45ºC em cidades dos países vizinhos. Os estados brasileiros mais impactados incluem Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

PIxabay

Alertas e Previsões Regionais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, sinalizando perigo pela onda de calor em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com validade até sexta-feira (15/3). As temperaturas nas regiões afetadas devem ultrapassar os 30°C, chegando a máximas acima de 35°C em áreas urbanas como Porto Alegre e podendo atingir os 40°C em regiões do sul de Santa Catarina e na fronteira com a Argentina.

No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul enfrentará temperaturas acima dos 37°C, podendo superar os 40°C até o término do verão. Similarmente, a onda de calor se estenderá ao sudoeste de Mato Grosso e parte de Goiás, com o sul deste último estado especialmente afetado.

Para o Sudeste, a previsão indica que São Paulo terá chuvas mais escassas nos próximos dias, enquanto o interior do estado, bem como Minas Gerais e Rio de Janeiro, experimentarão temperaturas entre 35°C e 40°C, acompanhadas de um período prolongado de clima quente acima da média e baixa ocorrência de chuvas entre 15 e 20 de março.

O Que É a "Bolha de Calor"?

A "bolha de calor", também conhecida como domo ou cúpula, surge quando uma massa de ar quente é aprisionada por uma área de alta pressão atmosférica, impedindo o deslocamento de frentes frias e contribuindo para o aumento das temperaturas no solo. Este fenômeno pode persistir por dias ou semanas, exacerbando as condições de calor extremo.

Compartilhar a notícia

Veja também
Cemig fará obras com desligamento de energia em Ipatinga; veja os locais afetados
GERAL

Cemig fará obras com desligamento de energia em Ipatinga; veja os locais afetados

Manutenção vai interromper energia no centro da cidade nesta quinta-feira, das 13h às 16h

GERAL

Três acidentes de elevador no Rio de Janeiro em menos de 24 horas resultam em duas mortes

Técnico de manutenção e paciente de hospital estão entre as vítimas fatais; funcionária da Secretaria da Fazenda sofre ferimentos leves

GERAL

Dunga, ex-técnico da seleção, e esposa sofrem grave acidente

PRF relata resgate de vítimas conscientes após capotamento na BR-116

GERAL

Caixa libera saque do FGTS para vítimas de desastre em Ipatinga; veja quem pode solicitar

Trabalhadores afetados pela calamidade em mais de 30 bairros podem acessar até R$ 6.220 por titularidade, com prazo até abril para solicitar o benefício.