Notícia que Anitta chegou ao Topo Global por fraude prejudica imagem do Brasil

Manipular algoritmos do aplicativo de música, que determinam quem vai para o topo dos "charts" significa mais que ser líder das paradas de sucesso, significa milhões na conta bancária

Por Plox

12/04/2022 20h58 - Atualizado há cerca de 2 anos

A notícia de que a funkeira Anitta chegou ao primeiro lugar no Top Global da plataforma de música Spotify com sua música "Envolver" também está repercutindo mal fora do Brasil. Para complicar ainda mais a imagem das mulheres do país, estereotipado como “local para fazer turismo sexual”, muitas postagens sobre a manipulação dos algoritmos do Spotify  para forjar o “sucesso” de  Anitta  levam, em anexo, um trecho de uma entrevista da cantora ao talk show americano 'Watch What Happens Live' . Ao falar sobre sexo, ela soltou uma frase que esta sendo muito comparilhada. Ela, em inglês, falou“Eu posso f*der com todo mundo, mulheres, homens, cachorros”.

Mesmo com a cantora, em seguida, dizendo que “falou de brincadeira”, muitos internautas não perdoaram a fala e a aponta como mais uma atitude que prejudica a imagem do Brasil, principalmente das mulheres brasileiras.

 

"Envolver" no falso topo

 

Imagem: divulgação

 

Mas a chegada da música "Envolver", ao primeiro lugar no Top Global da plataforma de música Spotify e, em seguida, a descoberta da manipulação, tem ajudado a referenciar ainda mais o famoso “jeitinho brasileiro” como significado de desonestidade para obter vantagens. A música chegou ao topo em 25 de março, com 6,4 milhões de execuções. A partir daí, permanece apontada como uma das mais tocadas.


A assessoria da funkeira creditou aos fãs dela a atitude de burlar o sistema. Mas um passo a passo, ensinando criar mais de uma conta e elaborar várias playlists para que "Envolver" fosse tocada por horas ininterruptas, foi postado em 14 de março, no Twitter da artista.


Manipular algoritmos do aplicativo de música, que determinam quem vai para o topo dos "charts" (músicas pop mais ouvidas) significa mais que ser líder das paradas de sucesso, significa milhões na conta bancária. Desde que o artifício da manipulação foi revelado, muitos internautas, principalmente no Brasil, também passaram a criticar a fortuna da cantora, dizendo ser ilegítima. Mas pessoas próximas à artista asseguram que ela está mesmo interessada é  no sucesso internacional. Sua postagens nas redes sociais, inclusive, são em grande parte feitas na língua inglesa. 
 

Destaques