Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Enem tem 1 milhão de inscritos no primeiro dia de inscrições

12/05/2020 às 17:24 por Redação Plox

Em apenas oito horas, o primeiro dia de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 recebeu 1.013.345 candidatos. Na edição anterior, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, registrou a mesma marca depois de 10 horas. O prazo para se inscrever no Enem vai até 22 de maio. O processo deve ser realizado pela internet, na Página do Participante.

Digital
Também no primeiro dia ontem (11), 44 cidades tiveram todas as vagas preenchidas para realização de provas por meio de computadores disponibilizados pelo Inep. Das vagas abertas para o Enem Digital, cerca de 101 mil, 75.798 já foram ocupadas por participantes que optaram por este modelo. A versão digital terá aplicação-piloto em 99 cidades distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal.

As vagas para as provas em computador estão esgotadas em Maceió (AL), Macapá (AP), Manaus (AM), Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Quixadá (CE), Sobral (CE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Vila Velha (ES), Cariacica (ES), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Vitória (ES), Anápolis (GO), Goiânia (GO), Imperatriz (MA), São Luiz (MA), Dourados (MS), Contagem (MG), Betim (MG), Governador Valadares (MG), Ipatinga (MG), Belém (PA), Santarém (PA), Francisco Beltrão (PR), Recife (PE), Petrolina (PE), Caruaru (PE), Teresina (PI), Parnaíba (PI), Duque de Caxias (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), Petrópolis (RJ), Santa Maria (RS), Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR), Criciúma (SC), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP), Osasco (SP), Barueri (SP) e Santos (SP).

Isenção
Por causa das restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), quem tem direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição, conforme critérios previstos no edital, terá gratuidade, mesmo sem o pedido formal. Para os demais participantes, a taxa é a mesma do ano passado: R$ 85.

Foto
Segundo o Inep, todos os inscritos devem anexar fotos ao sistema, o que aumenta a segurança da aplicação. A foto deve ser atual, com todo o rosto enquadrado, iluminado e com foco, sem uso de óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, lenço, gorro ou similares). O arquivo deve ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 MB. O sistema não recebe arquivos em formato PDF.

As solicitações de recursos de acessibilidade podem ser feitas durante o ato de inscrição para a versão impressa do exame, até 22 de maio. Nesta edição, gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar foram incluídos na denominação “especializado”.

Prova
Este ano, o exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

O Enem impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro. Já a versão digital, em 22 e 29 de novembro. 

 

 

Com informações da Agência Brasil
 

Compartilhar a notícia

Veja também
EDUCAçãO

Duas em cada cinco crianças vulneráveis estão matriculadas em creches

Ainda, cerca de 2,6 milhões dessas crianças estão fora do sistema de educação infantil.

Prefeito Hamilton Rômulo
EDUCAçãO

Belo Oriente assina termo de adesão à Escola Federativa

Servidores Municipais serão capacitados por meio da plataforma disponibilizada pela SeGov

escola
EDUCAçãO

Novo ensino médio começa a ser implementado este ano

Primeira mudança deve ser ampliação da carga horária

Foto ilustrativa — Foto: Pixabay
EDUCAçãO

Governo de Minas Gerais anuncia terceiro lote de nomeações para professores

A informação foi divulgada em 18 de julho de 2023, ilustrando o comprometimento contínuo do governo em fortalecer a educação básica.

para você
volei
ESPORTES

Masculino sub-19 da Usipa vence Campeonato Regional AR-4 de Voleibol

Os campeões do Usiminas/Usipa A não perderam nenhum set durante o torneio

Advogada mata vizinha a tiros
POLíCIA

Advogada mata vizinha com tiro no rosto durante briga em Minas Gerais

A advogada estava com uma amiga e as duas teriam sido chamadas pela vítima de “sapatão”

Gilmar Mendes comenta apelido do Fórum de Lisboa
POLíTICA

Gilmar Mendes comenta apelido do Fórum de Lisboa

Ministro do STF diz que o público pode continuar chamando o evento de 'Gilmarpalooza'

Concurso Garota Dionísio abre inscrições para jovens de 14 a 20 anos
LAZER

Concurso Garota Dionísio abre inscrições para jovens de 14 a 20 anos

Evento promovido pela Prefeitura de Dionísio e pelo influenciador Portineelly valoriza autoestima, cultura e juventude feminina