Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Justiça inclui estudantes trans em lei de distribuição de absorventes

Decisão foi tomada por unanimidade em órgão especial do TJSP

12/05/2022 às 22:49 por Redação Plox

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que a prefeitura inclua os estudantes trans masculinos na lei que cria o programa municipal de distribuição de absorventes. A ação direta de inconstitucionalidade (Adin) foi impetrada pelo PSOL, que requereu a mudança do texto da lei para que faça referência não apenas ao gênero feminino. A decisão, tomada em órgão especial do TJ, foi julgada procedente por unanimidade.

A Lei 388/2021 foi sancionada em julho do ano passado. O objetivo é combater a evasão escolar durante o período menstrual. De acordo com a prefeitura, a medida é focada nas pessoas em vulnerabilidade social que não podem adquirir os itens de higiene pessoal. Estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revela que no Brasil, uma em cada quatro estudantes do ensino fundamental falta às aulas durante o período menstrual por não ter dinheiro para comprar absorventes.

Em mensagem no Twitter, a vereadora Erika Hilton considerou a decisão uma vitória. “Justiça de SP, provocada por ação formulada pelo meu mandato e assinada pelo PSOL, decide por unanimidade obrigar que a prefeitura inclua homens trans em política de distribuição de absorventes”, afirmou a vereadora.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

Para o relator da ação, desembargador Matheus Fontes, a promoção da saúde e bem-estar não comporta discriminações orientadas pelo sexo. “A proteção jurídica das individualidades e das coletividades não pode discriminar injustamente em razão do sexo, devendo ser abrangente e inclusiva de papéis diferentes que a liberdade de orientação sexual e de identidade de gênero proporcionam, fazendo sucumbir anacrônicas taxinomias”, disse Fontes.

Em nota, a prefeitura de São Paulo disse que endossa a decisão da Justiça. “Mencionar expressamente homens trans, a quem não poderia ser negado o acesso a absorventes, é garantir dignidade e direitos universais a essa parcela da população tão invisibilizada”, diz o texto.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou também que os recursos para compra e disponibilização dos absorventes são oriundos do Programa de Transferência de Recursos Financeiros e que “as escolas já fazem as aquisições de acordo com sua demanda e dão acesso a todos os estudantes que menstruam”.

O órgão destacou ainda que para receber o absorvente não é necessário cadastro e que a distribuição pode ocorrer de forma semanal ou mensal. Isso depende das condições do estudante beneficiado para guardar o material, o que será avaliado pela equipe da prefeitura.

Compartilhar a notícia

Veja também
Ato de vandalismo espalha lixo no Parque Ipanema e prefeitura lamenta prejuízo
GERAL

Ato de vandalismo espalha lixo no Parque Ipanema e prefeitura lamenta prejuízo

Prefeitura lamenta ação que danificou contêineres e espalhou resíduos pela área central do parque; em setembro, mais de 5,2 mil toneladas de entulho foram recolhidas na cidade.

Foto: Pixabay/Reprodução
GERAL

Mulher desperta em hospital após ser declarada morta

Incidente em Durham leva serviço de ambulâncias NEAS a abrir investigação

GERAL

Mercado de veículos seminovos bate recorde com quase 16 milhões de vendas em 2024

Segmento cresce 9,2% no ano e atinge o maior volume da série histórica iniciada em 2011, aponta Fenauto.

Ipatinga inicia Maio Amarelo com alerta sobre velocidade no trânsito
GERAL

Ipatinga inicia Maio Amarelo com alerta sobre velocidade no trânsito

Com foco na segurança viária, campanha desenvolve ações educativas ao longo do mês e mobiliza diversos setores da sociedade

para você
FAMOSOS

Virginia Fonseca vence ação judicial sobre rumores de paternidade das filhas

Influenciadora garante a remoção de postagens após acusações infundadas sobre as crianças

Concurso-fabri-2.jpg
EMPREGO

Marcadas as provas do Concurso Público da Educação em Fabriciano

Segundo o Executivo, a divisão do concurso em 3 dias possibilitará um menor número de pessoas por sala e maior controle das medidas preventivas

lula
POLíTICA

Lewandowski suspende andamento de última ação penal contra Lula

Caso envolve a compra de 36 caças Grippen pelo Ministério da Defesa

Prefeitura de Belo Oriente prorroga prazo para cadastro de
oficineiros até 10 de outubro
EMPREGO

Prefeitura de Belo Oriente prorroga prazo para cadastro de oficineiros até 10 de outubro

Carga horária reduzida e salário de R$ 1.518 são ofertados em cadastro reserva da Prefeitura