Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Boulos pode assumir cargo estratégico no governo Lula

Deputado do PSOL é cotado para Secretaria-Geral da Presidência em possível reforma ministerial

12/05/2025 às 21:28 por Redação Plox

Em meio às crescentes críticas à sua administração, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia uma reforma ministerial com o objetivo de reverter a imagem negativa de seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto.


Imagem Foto: Presidência

Segundo informações divulgadas pela jornalista Andréia Sadi, do G1, uma das principais mudanças em análise envolve a Secretaria-Geral da Presidência da República, atualmente sob comando de Márcio Macedo. O nome que surge com força para ocupar o posto é o do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), figura de destaque nos movimentos sociais e conhecido por sua atuação como ex-coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).


Nos bastidores, comenta-se que Macedo poderia ser deslocado para outra função estratégica dentro do governo: a presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Apesar do apoio que mantém da primeira-dama Janja Lula da Silva, Macedo enfrenta insatisfação dentro do próprio PT e críticas por sua atuação à frente da pasta.


A eventual chegada de Boulos ao núcleo do governo tem, ainda, um pano de fundo eleitoral. A avaliação é que sua presença pode fortalecer a articulação com movimentos sociais e melhorar o desempenho do governo nas redes sociais — um território onde o Planalto tem enfrentado grande dificuldade em estabelecer narrativa.
'O nome de Boulos ganha força pela atuação junto aos movimentos sociais e por sua presença digital, num momento em que o governo perde espaço nas redes', apontou Andréia Sadi

Caso a mudança se confirme, o deputado do PSOL poderá ter que abrir mão de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. Até o momento, Boulos tem evitado comentar diretamente sobre a possibilidade de assumir um ministério, reiterando que seu foco é contribuir com a reeleição de Lula no próximo pleito.


Esses movimentos fazem parte de uma tentativa mais ampla do presidente Lula de reorganizar sua base e renovar os quadros ministeriais, numa estratégia de sobrevivência política frente ao cenário adverso enfrentado por sua gestão.


Compartilhar a notícia

Veja também
Governo lança guia com restrições para uso de celulares por menores
POLíTICA

Governo lança guia com restrições para uso de celulares por menores

Documento recomenda que crianças com menos de 12 anos não tenham celulares próprios e alerta para riscos do uso excessivo de telas

Correios atenderão vítimas de fraude no INSS a partir do dia 30
POLíTICA

Correios atenderão vítimas de fraude no INSS a partir do dia 30

Mais de 1,8 milhão de aposentados e pensionistas já solicitaram ressarcimento por descontos indevidos

Janja se emociona e destaca coragem em discurso sobre mulheres
POLíTICA

Janja se emociona e destaca coragem em discurso sobre mulheres

Primeira-dama falou sobre desafios e violência contra mulheres

Bolsonaro deixa hospital após cirurgia e é ovacionado por apoiadores
POLíTICA

Bolsonaro deixa hospital após cirurgia e é ovacionado por apoiadores

Ex-presidente recebeu alta neste domingo (4) após três semanas internado em Brasília e foi recebido com gritos e orações