Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Decisão judicial barra reeleição antecipada na Câmara de Belford Roxo

Justiça considerou manobra do presidente da Casa como violação à alternância de poder e aos princípios democráticos

12/07/2025 às 15:47 por Redação Plox

A eleição antecipada que reconduziu Markinho Gandra ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Belford Roxo foi suspensa pela Justiça do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (11).


Imagem Foto: Reprodução

A decisão foi proferida em caráter liminar pelo juiz Nilson Luís Lacerda, da 2ª Vara Cível do município, após o vereador de oposição Igor Menezes (PT) entrar com mandado de segurança. Menezes é o único parlamentar que não compõe a base aliada de Gandra, do União Brasil.


A eleição, prevista originalmente para ocorrer apenas no fim do ano, foi antecipada por Gandra para o primeiro semestre de 2025. O movimento garantiu sua reeleição para presidir a Câmara também em 2026, mesmo tendo assumido o cargo atual há apenas seis meses.


Na decisão, o magistrado destacou que a antecipação desrespeita os princípios democráticos e republicanos, por impedir a alternância de poder e permitir articulações políticas precoces para a nova legislatura. O juiz autorizou que uma nova eleição ocorra, mas somente a partir de outubro, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).


A antecipação gerou instabilidade no Legislativo de Belford Roxo. De acordo com Igor Menezes, havia articulações entre até mesmo vereadores governistas para formar uma chapa de oposição, o que teria levado Gandra a se movimentar para garantir a continuidade no comando da Casa.


Não é a primeira vez que o Legislativo da cidade enfrenta polêmicas. A própria eleição de Gandra em dezembro de 2023 foi marcada por tumulto. Na ocasião, aliados do então prefeito Waguinho invadiram o plenário durante a votação.


Meses depois, já como presidente da Câmara, Gandra passou a ser questionado por órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e o Ministério Público devido à falta de transparência na gestão. Foram apontadas nomeações de mais de 130 assessores sem a devida divulgação dos custos com salários no Portal da Transparência.


Em dezembro de 2024, os vereadores aprovaram um aumento de 40% nos próprios vencimentos. Pouco tempo depois, a Câmara reconheceu que o município atravessava uma situação de calamidade financeira.


Em nota oficial, a Câmara de Vereadores de Belford Roxo afirmou que não foi notificada da decisão judicial e que ainda não teve acesso ao processo. A Casa alegou que a eleição seguiu os prazos estabelecidos pelo regimento interno.


Sobre os questionamentos do TCE e do Ministério Público, a instituição declarou que todas as informações solicitadas foram prestadas e que as contratações e salários estão disponíveis no Portal da Transparência, sendo repassados mensalmente ao Tribunal de Contas.


Compartilhar a notícia

Veja também
governo Rio de Janeiro
POLíTICA

Governo do Estado realiza a primeira audiência pública da nova concessão do Maracanã

Evento teve participação de representantes dos clubes cariocas e de entidades ligadas ao esporte

POLíTICA

Ataque a tiros mata candidato a vereador em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

Joãozinho Fernandes, de 48 anos, foi baleado após ato de campanha; duas mulheres ficaram feridas.

Lula indica Jorge Messias para o STF após saída de Barroso
POLíTICA

Lula indica Jorge Messias para o STF após saída de Barroso

Indicação fortalece base do governo e busca aproximar Lula do eleitorado evangélico, em meio à movimentação política no Supremo.

Lula atribui a progressistas dificuldade em dialogar com evangélicos
POLíTICA

Lula atribui a progressistas dificuldade em dialogar com evangélicos

Presidente defende autocrítica do campo progressista e amplia aproximação com lideranças religiosas; governo intensifica diálogo com evangélicos

para você
Brasil contrata navios para abrigar visitantes da COP30 em Belém
LAZER

Brasil contrata navios para abrigar visitantes da COP30 em Belém

Embarcações de cruzeiro vão oferecer até 6 mil leitos durante o maior evento climático do mundo, com prioridade inicial para 98 países em desenvolvimento

POLíCIA

Polícia prende líder comunitário que usava drone para ajudar traficantes na Ilha do Governador

Presidente de associação monitorava PMs e rivais, facilitando ações criminosas na comunidade.

Filme de Wagner Moura recebe R$ 7,5 milhões do governo federal
FAMOSOS

Filme de Wagner Moura recebe R$ 7,5 milhões do governo federal

Longa-metragem 'O Agente Secreto' teve financiamento da Ancine, mas fora da Lei Rouanet

GERAL

Superando depressão e obesidade, técnica de enfermagem do Rio vira triatleta e inspira com mais de 150 medalhas

Mariana Donato Melo transforma vida com esporte e se torna triatleta, perdendo quase 40 kg e ganhando saúde e autoestima