Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Como usar um serviço de VPN corretamente no seu computador hoje mesmo?

A rede virtual privada (VPN) tem diversas aplicações a depender de seu usuário

12/09/2022 às 16:53 por Redação Plox

Uma rede virtual privada, ou VPN – sigla em inglês para virtual private network – tem diversas aplicações a depender de seu usuário. Pode ser usada para fins corporativos, como acesso aos servidores da empresa em que você trabalha ou apenas para uso doméstico mesmo, mas independente do tipo de uso que lhe interessa, o serviço oferece a mesmíssima coisa: maior controle de suas informações de navegação e uma camada extra de segurança ao navegar pela internet, independente do que você estiver fazendo.
Toda comunicação que se dá entre o seu computador ou dispositivo de preferência para utilizar a internet fica exposta na rede – isso acontece porque seus aparelhos precisam se comunicar com seu provedor de internet, e não há nenhum tipo de proteção neste tráfego entre as duas pontas, ou seja, uma pessoa mal-intencionada poderia descobrir muito sobre você e seus hábitos ao monitorar sua atividade online.
Maior segurança e privacidade, a um clique de distância
Ao começar a utilizar o serviço de VPN PC (ou quaisquer outros dispositivos), acontece o seguinte com os rastros e informações que você vinha espalhando sem saber por toda a rede: eles são criptografados. Soa complicado? Vamos simplificar para você – a criptografia mascara os dados que seu computador envia pela internet, tornando-os ininteligíveis sem uma chave criptográfica, que podemos definir como uma espécie de senha cujo papel é possibilitar a interpretação daquelas informações, possibilitando que você navegue normalmente, chave esta que fica em posse do provedor de VPN de sua escolha.
Além disso, por conta da forma como estes serviços de VPN funcionam, acabam por ter outras funcionalidades que podem interessar a diversos perfis de usuários, como discutiremos a seguir.
Algumas aplicações das VPNs
Como já comentamos anteriormente, passar a usar VPNs adiciona uma camada de segurança a toda e qualquer atividade online, mas também pode ser a chave para mudar a forma como você usa a internet – você sabia que alguns provedores optam por impor limites às conexões de seus clientes, por exemplo? Tal prática é conhecida como limitação de largura de banda e é empregada para economizar recursos por parte destas empresas, mas aí vem o pulo do gato: ao utilizar uma VPN, fica mais difícil para o provedor realizar este controle, o que pode acabar levando à melhoria na velocidade de conexão.
Além disso, por meio de VPNs é possível trocar a localização de seu computador, como se você estivesse acessando a internet de outro país, mas quais as aplicações disso? Uma das mais difundidas é a liberação de catálogos em serviços de streaming; você poderia, por exemplo, assistir ao catálogo da Netflix ou Amazon Prime japonesa com um simples clique.
Por fim, como começar?
Antes de mais nada, recomendamos fazer uma busca por serviços que se adequem ao seu perfil – há inúmeras opções disponíveis no mercado, algumas inclusive gratuitas e com certeza haverá algo que se encaixe com o que você precisa. Alguns fatores a serem considerados são velocidade do serviço, compatibilidade com dispositivos e, claro, as funcionalidades oferecidas.
Escolhido o serviço, o processo é semelhante para todos - você instala o programa necessário, o que não deve demorar muito, insere seu usuário e senha, escolhe a localização de onde gostaria de se conectar e pronto, é só navegar à vontade.
 

Compartilhar a notícia

para você
Vini Jr. se desculpa publicamente com Virgínia após fim de relação
FAMOSOS

Vini Jr. se desculpa publicamente com Virgínia após fim de relação

Jogador admite erro e revela conexão sincera com influenciadora, mesmo antes de assumirem namoro

Lote extra do PIS/Pasep será pago a partir de 15 de outubro
ECONOMIA

Lote extra do PIS/Pasep será pago a partir de 15 de outubro

Governo libera R$ 1,5 bilhão para mais de 1,6 milhão de trabalhadores com ano-base de 2023

Filme com cenas reais de Brumadinho e Mariana retrata dramas causados pela mineração
LAZER

Filme com cenas reais de Brumadinho e Mariana retrata dramas causados pela mineração

Dirigido por Marcos Pimentel, 'O Silêncio das Ostras' retrata dramas familiares e a devastação provocada pela mineração em Minas Gerais

Servidores da Copasa anunciam greve contra retirada de referendo na privatização
POLíTICA

Servidores da Copasa anunciam greve contra retirada de referendo na privatização

Trabalhadores protestam contra PEC que dispensa consulta popular para privatização da estatal mineira