Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Zema questiona condenação de Bolsonaro e fala em 'inquisicão'

Governador de Minas reagiu ao julgamento do STF que sentenciou Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe

12/09/2025 às 11:20 por Redação Plox

Horas após o Supremo Tribunal Federal definir a sentença contra Jair Bolsonaro, o governador Romeu Zema (Novo) se manifestou publicamente em suas redes sociais. Na noite de quinta-feira (11), ele criticou a decisão da Primeira Turma da Corte, que condenou o ex-presidente e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.


Imagem Foto: ALMG

Em sua publicação, Zema classificou a decisão como um fator de maior divisão no país e questionou: “Justiça ou Inquisição?”. Para o governador, o resultado do julgamento não contribui para reduzir as tensões políticas no Brasil.
“Justiça ou Inquisição? A condenação de Bolsonaro pela Primeira Turma do STF acirra a divisão do país, e não é disso que precisamos”

, escreveu.

O julgamento foi concluído com a fixação da pena de 27 anos e 3 meses para Bolsonaro, dos quais 24 anos e 9 meses deverão ser cumpridos em regime fechado. Além disso, foram aplicadas multas. A definição partiu do relator Alexandre de Moraes e teve apoio dos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.


Entre os condenados, Mauro Cid, apontado como delator, recebeu a pena mais branda em comparação aos demais acusados. Ainda assim, a decisão gerou repercussões imediatas em todo o país, especialmente no meio político, onde aliados e opositores do ex-presidente se pronunciaram. Enquanto isso, a defesa de Bolsonaro já anunciou que irá recorrer da decisão.


Compartilhar a notícia

Veja também
fdf
POLíTICA

Candidato que usar inteligência artificial irregularmente poderá ser cassado, diz TSE

Dentre as principais normativas, destacam-se a obrigatoriedade de identificação de conteúdos gerados ou manipulados por IA

Anderson Franco convida Everton Campos para integrar sua equipe
POLíTICA

Anderson Franco convida Everton Campos para integrar sua equipe

Everton Campos foi sondado por Anderson Franco, mas diz que só decidirá após conversar com o prefeito

 Foto: Lula Marques/Agência Brasil
POLíTICA

Bolsonaro é convidado por Netanyahu para visitar Israel após tensão diplomática

Convite ocorre em contexto de atritos entre Brasil e Israel devido a declarações de Lula sobre o conflito na Faixa de Gaza

9d8023bfabc6b1c3a890886547d1247f4cec14a1-1.jpg
POLíTICA

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Ex-presidente cedeu à pressão das autoridades e da população