Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Fabriciano recebe palestrantes do Brasil e do mundo no 1º Congresso Internacional do “Mexa-se”

Evento vai discutir a importância das atividades físicas como políticas públicos de saúde e social; Inscrições são gratuitas para evento presencial e on-line

12/11/2021 às 17:13 por Redação Plox

Entre os dias 12 e 15 de novembro (de sexta à próxima segunda-feira) Coronel Fabriciano sedia o 1º Congresso Internacional do Programa Mexa-se. O evento, que tem inscrição gratuita, vai trazer à cidade pesquisadores, autoridades, representantes de órgãos públicos, entidades de classe e instituições de ensino do Brasil e do mundo num amplo debate sobre atividade física e saúde como políticas públicas.

Durante os quatro dias, estão previstas oficinas, cursos, palestras, mesas redondas e muita troca de experiência e conhecimento entre os presentes. Pelo menos 600 pessoas já se inscreveram para participar presencialmente das atividades, que acontecerão em três pontos da cidade: auditório da Prefeitura, no Centro; salão de Eventos do Hotel Metropolitano, no Santa Helena e Campus I do Unileste-MG, no Caladinho.

Veja o vídeo: 


 

Ainda há vagas em aberto para algumas atividades presenciais. A inscrição é realizada pelo site do evento www.congressomexase.com.br. Toda a programação também será transmitida on-line e ao vivo pelo canal do youtube da Prefeitura de Fabriciano e redes sociais do Mexa-se Fabriciano. Para a modalidade virtual, o congresso recebeu inscrições de participantes de Moçambique, Holanda, Estados Unidos e Portugal.

O encontro é realizado pelo Programa Mexa-se Brasil, presente em 14 cidades – incluindo Fabriciano – em parceria com a Prefeitura de Coronel Fabriciano. O evento tem o apoio do governo federal, por meio dos Ministérios de Cidadania e Especial de Esportes, do Conselho Regional de Educação Física (CREF) – 6ª Região e Associação Mineira dos Municípios.

Também são parceiras da iniciativa, instituições de ensino superior brasileiras como Unileste-MG, Unimontes-MG, Universidades Federais do Piauí  (UFPI) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí (UFVJM) e de internacionais como American College of Sport Medicine e Associate Laboratore Portugal (INESCTES).

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

O Congresso Internacional do Mexa-se tem como públicos-alvo profissionais, professores e estudantes que atuam em áreas de educação física, saúde, assistência social e afins, gestores públicos do Vale do Aço e interessados. O tema principal é “Atividades Fiscas como base nas políticas públicas em esporte, saúde, educação e serviço social”. Mas a programação vai desmembrar o assunto central nas mais diversas vertentes, como explica o professor Jaime Toletino, doutor em Educação Física e fundador do programa Mexa-se Brasil.

Foto: Divulgação

 

“Estamos trazendo grandes nomes, profissionais e pesquisadores que são referências nas suas áreas de atuação, para promover uma troca rica com o que há de mais atual em atividades físicas e saúde. É uma excelente oportunidade para quem atua na área e interessa por atividades físicas e saúde se atualizar e trocar experiências”, resume Tolentino, organizador do evento.

A programação completa com os palestrantes está disponível também no site www.congressomexase.com.br

ENCONTRO REGIONAL CREF-MG/CONFEF

Na sexta-feira, 12/11, acontecerá o Encontro do Conselho Regional de Educação Física (CREF6-MG) da macro região do Vale do Aço, em parceria com o Conselho Nacional de Educação Física. O evento acontecerá no auditório Maria Angélica Nunes, no prédio da Prefeitura de Fabriciano, a partir das 9h, e integra a programação do Congresso Mexa-se.

Com o tema “Saúde, prevenção e qualidade de vida”, o evento visa reunir profissionais, professores e estudante de Educação Física para debater o exercício da função, em suas diversas áreas, visando sempre à promoção da saúde e bem estar.

O encontro terá a participação do professor Dr. Cláudio Augusto Boschi, presidente do CONFEF; Carolina Guimarães Marra Nascimento, diretoria de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG); Dalila Tusset, coordenadora do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde; e Dr. Rita de Cássia Meira Dias, especialista em clínica médica, medicina de família e comunidade e em nutrologia.

CONHECIMENTO PARA O BEM

Além de discutir a promoção da saúde e bem estar por meio das atividades físicas, o Congresso Internacional do Mexa-se, em Fabriciano, abraça também causas sociais. A inscrição do Congresso é gratuita, mas para quem for participar presencialmente das atividades é solicitado a doação de seis litros de leite longa vida, a serem entregues no ato credenciamento. A doação será destinada para instituições e famílias acompanhadas pela Assistência Social no município.

Outra ação social importante é a parceria com a ONG Fio de Luz, que confecciona e faz a doação de perucas para mulheres em tratamento oncológico. Durante o Congresso, a ONG estará com um estande divulgando o seu trabalho e captando doadores de cabelos. Na ocasião também será feita a doação de 100 perucas para pacientes em tratamento em Coronel Fabriciano.

Compartilhar a notícia

Veja também
sarampo.jpg
SAúDE

Mais um caso de sarampo é confirmado em Minas Gerais

Paciente mora em Juiz de Fora, mas esteve com parentes de São Paulo, onde há surto da doença

Senado aprova reconhecimento da fibromialgia como deficiência
SAúDE

Senado aprova reconhecimento da fibromialgia como deficiência

Projeto que permite novo enquadramento legal aguarda agora a sanção presidencial para entrar em vigor

vhlvl.jpg
SAúDE

Brasil capacita profissionais para diagnosticar novo coronavírus

Durante dois dias, os profissionais de nove países da América Latina compartilharam experiências e fortaleceram a capacidade de realizar diagnósticos nacionais e regionais.

Vacina
SAúDE

Butantan solicita à Anvisa aprovação para testar Butanvac em humanos

Anúncio foi feito nesta tarde pelo presidente do Butantan, Dimas Covas

para você
POLíTICA

STF avalia se testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue no SUS

Ministros analisam se o Estado deve custear tratamentos alternativos em casos de recusa por motivos religiosos

pipa
LAZER

Festival de Pipas agita Timóteo no dia 24 de setembro

Inscrições podem ser feitas presencialmente ou on-line em formulário próprio no site da Prefeitura de Timóteo a partir desta sexta-feira (15) até o dia 19 de setembro

aaaa
FAMOSOS

Renato de Souza o "Marreco" do “Cidade de Deus” visita os estúdios Plox

O ator em parceria o diretor Bruno Mendes vão promover oficina de teatro na região do Vale do Aço

newproposal-66-768x400.jpg
GERAL

Professor tira os próprios sapatos e entrega para aluno participar de formatura

“Eu disse a ele que ele tinha que fazer uma promessa para mim. Ele tem que ter em mente que um dia ele vai fazer o mesmo pra alguém”