Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

ALMG avança na proteção de servidoras vítimas de violência doméstica

Projeto de lei que assegura remoção de servidoras estaduais vítimas de violência doméstica e abono de férias para militares da reserva avança na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

12/11/2024 às 23:36 por Redação Plox

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta terça-feira (12) o parecer do Projeto de Lei Complementar (PLC) 84/22, de autoria do deputado Cristiano Silveira (PT). O projeto concede às servidoras estaduais, tanto civis quanto militares, o direito à remoção para outra localidade em casos de violência doméstica e familiar, independentemente do interesse da administração pública. Com a aprovação do parecer, o projeto está pronto para apreciação no Plenário em 1º turno.

Foto: Daniel Protzner/ ALMG

Proteção a servidoras vítimas de violência

Presidida pelo deputado Roberto Andrade (PRD), a Comissão de Administração Pública analisou e aprovou o substitutivo nº 1, apresentado pelo próprio relator. Esse substitutivo incorporou emendas feitas durante a tramitação do projeto, entre elas, a emenda nº 1, assinada pelo autor e pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), que assegura que a remoção ou mudança de lotação para a servidora vítima de violência doméstica poderá ocorrer em qualquer período do ano e sem depender de vaga disponível. Outra emenda, a nº 2, do deputado Sargento Rodrigues (PL), garante que militares em situação de violência também tenham direito à transferência nas mesmas condições das servidoras civis.

O projeto reforça o direito à remoção em alinhamento com o artigo 9º da Lei Maria da Penha, que já prioriza o acesso à remoção para servidoras em situação de violência. A medida visa proporcionar um ambiente seguro e livre de ameaças para as servidoras estaduais, ajudando na prevenção de novas agressões.

Igualdade no abono de férias para militares da reserva

A comissão também analisou o Projeto de Resolução (PRE) 26/23, de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PL), que susta os efeitos do artigo 5º da Resolução 5.295, de 2023, do Comando-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais. Esse artigo impunha uma diferenciação no abono de férias dos militares reconduzidos à ativa, calculando o abono sobre o pró-labore (gratificação de um terço dos proventos da inatividade), e não sobre a remuneração total. O parecer do deputado Rodrigo Lopes (União) não sugeriu modificações ao projeto original e foi aprovado na reunião.

A resolução em questão foi avaliada como inconstitucional pelo relator, pois diferencia o cálculo do abono de férias entre militares da ativa e da reserva. Segundo o Estatuto dos Militares de Minas Gerais, os militares designados para retornar ao serviço ativo têm os mesmos direitos e obrigações dos militares da ativa, incluindo o abono de férias integral sobre a remuneração completa. O deputado Lopes destacou que essa determinação também contraria a Constituição da República, que assegura aos militares estaduais férias anuais remuneradas com adicional de um terço sobre o salário.

Próximos passos para ambos os projetos

O parecer do PLC 84/22 sobre a remoção de servidoras vítimas de violência doméstica agora segue para votação em 1º turno no Plenário. Já o PRE 26/23, que trata do abono de férias para militares, passa pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária antes de seguir para o Plenário. Ambos os projetos têm potencial para promover maior proteção e igualdade de direitos entre servidores públicos e militares em Minas Gerais.

Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Micro-ônibus escolar perde o freio e deixa 13 feridos em MG

Motorista desviou o veículo para um barranco para evitar acidente maior; vítimas foram socorridas e encaminhadas para unidades de saúde da região

Foto: Reprodução/TV Globo
GERAL

Crescimento alarmante no corte de árvores em Belo Horizonte gera preocupação ambiental e comunitária

Supressões diárias atingem novo pico em 2023, levantando questões sobre a sustentabilidade urbana e o bem-estar dos moradores

Pixabay
GERAL

Conflito por guarda de criança culmina em agressão física entre ex-casal em Minas Gerais

Incidente aconteceu em João Pinheiro e teve a criança como testemunha da situação tensa entre os pais.

Acidente
GERAL

Homem bate o carro enquanto recebia sexo oral e quase perde pênis

O carro bateu em uma van, mas, ninguém ficou gravemente ferido

para você
Coronel Fabriciano realiza Festival Gastronômico com shows e atração nacional Leoni
LAZER

Coronel Fabriciano realiza Festival Gastronômico com shows e atração nacional Leoni

Evento gratuito acontece nos dias 18 e 19 de outubro na Praça da Estação com 30 barracas, área kids e programação musical

Chelsea
ESPORTES

Chelsea vence e avança para as quartas de final da Champions League

Time inglês supera derrota na Alemanha e elimina o Borussia Dortmund com vitória por 2 a 0 em casa

dd
FAMOSOS

Paulo Gustavo deixa legado com roteiro finalizado para "Minha Mãe é Uma Peça 4"

Este projeto era uma das várias iniciativas do comediante durante a pandemia da Covid-19

Despesa com pessoal em Timóteo fica abaixo do limite legal estabelecido pela LRF
POLíTICA

Despesa com pessoal em Timóteo fica abaixo do limite legal estabelecido pela LRF

Números da prestação de contas do 3º quadrimestre de 2020 foram apresentados nesta quinta-feira no plenário da Câmara de Vereadores