Ex-padre é condenado a 24 anos anos de prisão de por estupr0 de criança de três anos
Justiça também determinou pagamento de R$ 30 mil por danos morais, em decisão de primeira
Brasil e Arábia Saudita buscam ampliar parcerias nas áreas de minerais críticos, com foco no aumento de investimentos em um setor considerado estratégico pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Em visita oficial a Riad, capital saudita, Silveira se reuniu com o ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Bandar Al-Khorayef. O encontro teve como objetivo aprofundar o diálogo bilateral e ampliar a cooperação estratégica no setor mineral entre os dois países.
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Durante a reunião, o ministro brasileiro fez uma exposição sobre o fortalecimento da regulação da atividade mineral no Brasil e ressaltou as potencialidades do país no setor.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), Silveira detalhou os avanços na governança do setor mineral, com ênfase no papel do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) na formulação da política mineral brasileira.
Ele apontou que o CNPM contribui para aperfeiçoar o processo de licenciamento, reduzir a burocracia e criar um ambiente de maior previsibilidade e estabilidade para os investimentos na área.
O ministro também ressaltou a atuação de empresas brasileiras do setor mineral e o esforço do governo para destravar projetos estratégicos, especialmente em minério de ferro de alta redução e cobre.
Sobre o potencial geológico, Silveira informou às autoridades sauditas que o Brasil tem apenas cerca de 30% do subsolo nacional mapeado, mas já figura como a segunda maior reserva mundial de terras raras e a sétima maior reserva de urânio.
Na continuidade das conversas, ele manifestou interesse em receber representantes da empresa Manara para avaliar em conjunto oportunidades de ampliação de investimentos em projetos minerais estratégicos no país.
Em nota, o MME lembrou que o fundo saudita Manara Minerals é sócio da Vale S.A. na Vale Base Metals (VBM), unidade responsável pela produção de cobre e níquel, considerados minerais críticos e estratégicos para a transição energética.
As partes acordaram a criação de um grupo de trabalho bilateral, com reuniões regulares, inclusive em formato virtual, para estudar iniciativas que possam ser desenvolvidas de maneira conjunta e dar maior eficiência à cooperação entre os dois paísesMME
No encontro, Alexandre Silveira também reforçou a importância de novos aportes sauditas na cadeia de transformação mineral no Brasil, com o objetivo de agregar valor à produção nacional, incentivar a industrialização, gerar empregos e fomentar o desenvolvimento tecnológico.
Para avançar nessa agenda, o ministro solicitou o apoio do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) em projetos voltados ao mapeamento do potencial mineral brasileiro, com a intenção de ampliar o conhecimento geológico do país e criar bases sólidas para novos investimentos estruturantes.