Ex-padre é condenado a 24 anos anos de prisão de por estupr0 de criança de três anos
Justiça também determinou pagamento de R$ 30 mil por danos morais, em decisão de primeira
O primeiro turno das Eleições de 2026 será realizado em 4 de outubro, quando milhões de brasileiros voltarão às urnas eletrônicas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.
Urna eletrônica
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
Ao todo, cada eleitor fará seis escolhas consecutivas na urna, seguindo a ordem definida pela Justiça Eleitoral.
A votação começará para o cargo de deputado federal. Em seguida, o eleitor escolherá o deputado estadual ou distrital, no caso do Distrito Federal.
Na sequência, serão escolhidos os candidatos ao Senado Federal. Em 2026, haverá duas vagas em disputa, e o eleitor terá de confirmar seu voto para a primeira e, depois, para a segunda vaga em separado.
Por fim, o eleitor votará para governador e vice-governador e, na última etapa, para presidente e vice-presidente da República, completando o ciclo de seis escolhas na urna.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), haverá segundo turno para presidente da República e para governadores nos estados em que nenhum candidato alcançar a maioria absoluta, ou seja, mais de 50% dos votos válidos.
Nessa situação, a nova votação está marcada para o dia 25 de outubro de 2026, quando os eleitores voltarão às urnas para decidir, entre os dois candidatos mais votados, quem assumirá os cargos de chefe do Executivo federal e estadual.