Ex-padre é condenado a 24 anos anos de prisão de por estupr0 de criança de três anos
Justiça também determinou pagamento de R$ 30 mil por danos morais, em decisão de primeira
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (13/1), a Operação Overclean, para apurar um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares, além de suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro. Nove mandados de busca e apreensão são cumpridos na Bahia e no Distrito Federal, e um dos alvos é o deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA).

Sede da Polícia Federal, em Brasília
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), houve o bloqueio de R$ 24 milhões em contas de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de impedir a movimentação de recursos considerados ilícitos e assegurar eventual ressarcimento aos cofres públicos.
De acordo com a Polícia Federal, os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro. As apurações seguem em andamento e ainda não tiveram todos os detalhes divulgados.
Esta etapa integra uma sequência de ações da Operação Overclean, que teve fase anterior em dezembro do ano passado, quando as autoridades aprofundaram as investigações sobre o uso de emendas parlamentares e possíveis irregularidades em contratos públicos.
A ofensiva conta com atuação conjunta da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, que auxiliam na análise de fluxos financeiros, contratos e na identificação de indícios de lavagem de dinheiro e outras fraudes relacionadas às verbas públicas.
O caso segue em apuração, e novas informações devem ser divulgadas pela PF à medida que o inquérito avançar e as medidas judiciais forem sendo cumpridas.
Texto em atualização.