Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Esportes

Clubes articulam mudanças significativas no Brasileirão a partir de 2027

Propostas incluem redução de rebaixados, limitação de estrangeiros e veto a gramados sintéticos

13/03/2025 às 22:54 por Redação Plox

Em reunião realizada na última quarta-feira (12), o Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) discutiu propostas que podem alterar significativamente o Campeonato Brasileiro a partir de 2027. Entre as mudanças sugeridas, destaca-se a redução do número de equipes rebaixadas da Série A de quatro para três, alinhando-se ao modelo adotado em ligas europeias como a Premier League. Consequentemente, apenas três clubes ascenderiam da Série B para a Série A, impactando diretamente o formato de acesso e descenso no futebol nacional.


Imagem Foto: Joilson Marconne / CBF

Outra proposta em debate é a diminuição do limite de jogadores estrangeiros por partida. Atualmente, cada equipe pode relacionar até nove atletas estrangeiros, mas a sugestão é reduzir esse número para seis, visando equilibrar a participação de jogadores nacionais e internacionais nos clubes brasileiros.


Além disso, os dirigentes discutiram a possibilidade de proibir o uso de gramados sintéticos nos estádios. Essa medida afetaria diretamente clubes como o Atlético Mineiro, que recentemente substituiu o gramado natural da Arena MRV por uma superfície artificial.


Outros temas abordados na reunião incluíram a implementação do sistema de bolas múltiplas, já utilizado no Campeonato Inglês, onde 16 bolas são posicionadas ao redor do campo para agilizar o reinício do jogo. Também foi discutida a manutenção da paralisação do Brasileirão durante as Datas FIFA, garantindo um intervalo mínimo de 48 horas entre o retorno dos jogadores convocados e as partidas de seus clubes.


Por fim, os clubes poderão inscrever no mínimo 35 atletas no Campeonato Brasileiro até 28 de março, véspera do início do torneio. Será permitido inscrever até 50 jogadores até 12 de setembro, antes da 23ª rodada, com a possibilidade de alterar no máximo oito jogadores até 3 de outubro, antecedendo a 27ª rodada.


Essas propostas ainda serão objeto de novas discussões e dependem de aprovação para serem implementadas a partir de 2027. O objetivo das mudanças é tornar o Campeonato Brasileiro mais competitivo e alinhado às principais ligas internacionais.


Compartilhar a notícia

para você
Banco de imagens Pixels
EMPREGO

Concurso público na Defensoria Pública de Minas Gerais oferece salários de R$ 32 mil

Processo seletivo conta com 30 vagas para Defensor Público de Classe Inicial e inscrições vão até 31 de outubro.

Governo altera regras do BPC e garante proteção mesmo com variação de renda
ECONOMIA

Governo altera regras do BPC e garante proteção mesmo com variação de renda

Portaria dos Ministérios do Desenvolvimento e INSS amplia critérios, mantém deduções de despesas e converte benefício automaticamente para auxílio-inclusão em casos de atividade remunerada.

Lara Silva compartilha momento emocionante com Faustão após casamento
FAMOSOS

Lara Silva compartilha momento emocionante com Faustão após casamento

Cerimônia intimista reuniu 40 convidados e teve Faustão conduzindo a filha ao altar em cadeira de rodas

Projetos ambientais selecionados pela Aperam começam em julho no Vale do Jequitinhonha
GERAL

Projetos ambientais selecionados pela Aperam começam em julho no Vale do Jequitinhonha

Iniciativas em cinco cidades do Vale do Jequitinhonha começam em julho e terão até nove meses para execução