Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Conheça cinco mitos e verdades sobre as verrugas

Especialista esclarece dúvidas sobre essas lesões, tão incômodas na pele

13/04/2021 às 18:45 por Redação Plox

É provável que todas as pessoas conheçam alguém que já teve que realizar tratamento contra as verrugas, lesões benignas na pele, causadas pela contaminação do papiloma vírus humano (HPV). A infecção resulta no crescimento anormal da camada mais superficial e final da pele (a epiderme).(1)

Crédito: banco de imagens
Imagem divulgação

Apesar de bastante comuns, as dúvidas sobre as verrugas ainda são muitas. Por isso, o Dr. Antonio Gomes Neto, médico dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esclarece cinco mitos e verdades sobre essas lesões.

Verrugas só aparecem em adultos

Mentira. Estima-se que as verrugas atinjam, principalmente, crianças e adolescentes. Em média, 33% das pessoas desta faixa etária terão o problema. Já na fase adulta, 5% serão infectados. (2)

O vírus HPV, causador das verrugas, só é transmitido sexualmente

Mentira. O papiloma vírus humano é mais conhecido por ser uma doença sexualmente transmissível, entretanto, ele também pode ser transmitido de mãe para feto, através da saliva, de autoinfecção ou por meio de objetos contaminados. É, por esse motivo, que muitas crianças também apresentam as lesões na pele causadas pelo HPV.

As verrugas não são perigosas

Verdade. A principal dúvida em relação às verrugas é se elas são perigosas. Apesar de estarem relacionadas ao vírus HPV, na maioria dos casos, não há grandes riscos para a saúde, com exceção das lesões na região genital, que estão relacionadas ao câncer de colo do útero e do pênis. Nestes casos, orienta-se a procura imediata do médico para início do tratamento adequado.

Existe apenas um tipo de verruga

Mentira. Existem diversos tipos de verrugas e, normalmente, a aparência da lesão muda de acordo com a parte do corpo. As cinco principais variáveis de verrugas são:

●       Vulgares: é o tipo mais comum. As lesões são irregulares, endurecidas e ásperas e podem ser isoladas ou agrupadas. Costumam se desenvolver em áreas com mais atrito como cotovelos, joelhos, mãos e ao redor das unhas (periungueais).

●       Planas: têm a aparência e pequenas pápulas (bolinhas) e apresentam cor amareladas ou acastanhadas, normalmente, formadas por várias verrugas de até 5 milímetros, além de ter superfície plana e lisa. Aparecem mais comumente no rosto e dorso das mãos de adolescentes.

●       Plantares: aparecem na planta dos pés e costumam ser confundidas com calos. O peso do corpo faz com que elas cresçam para dentro, causando dor ao caminhar. As verrugas plantares apresentam um anel periférico com pontos escuros no centro da lesão e, por essa aparência, são popularmente chamadas de “olho-de-peixe”.

●       Filiformes: caracteriza-se por uma projeção mais fina e alongadas. São mais comuns no rosto, pescoço, lábios e pálpebras. A incidência é maior em pessoas mais velhas.

●       Anogenitais: São lesões úmidas e vegetantes, em grupo ou isoladas, com aspecto de couve-flor. Costumam acometer regiões mais sensíveis como a mucosa genital feminina e masculina, a uretra, a vacina, o colo do útero, a região perianal ou a mucosa oral. Estão relacionadas com infecções genitais e há uma conexão com alguns subtipos de HPV de alto risco, aumentando as chances de câncer genital, como o do colo do útero.

O tratamento é simples

Verdade. Na maioria dos casos, o tratamento para extração das lesões é simples e pode ser realizada pelo próprio paciente, em casa. O diagnóstico é clínico e o médico pode indicar a utilização de medicamentos tópicos, que, em geral, contêm ácidos salicílico e lático em sua composição. Nos casos mais graves, pode ser necessária a remoção cirúrgica das lesões. Sempre consulte um dermatologista para mais informações.

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Campanha de multivacinação em Minas Gerais não incluirá vacinas contra covid-19 e catapora devido à falta de doses

A vacina DTP, contra coqueluche, também precisou ser substituída; Estado justificou falta no envio insuficiente de vacinas pelo Ministério da Saúde

SAúDE

Minas confirma primeira morte por febre amarela em 2025

Este é o segundo caso registrado da doença no atual período sazonal, que considera as notificações entre julho de 2024 e junho de 2025

PMT
SAúDE

Hospital Municipal de Timóteo retoma de forma gradativa cirurgias eletivas pelo SUS

O protocolo para realização desses procedimentos prevê uma série de etapas. Após uma consulta na unidade de saúde ou com um especialista, o paciente recebe a autorização para internação hospitalar, com a definição do procedimento cirúrgico necessário.

OMS-pandemia
SAúDE

Diretora da OMS alerta: “haverá sim outra pandemia”

A diretora informou que a OMS terá uma Assembleia Mundial de Saúde em novembro

para você
— Foto: Unsplash / Divulgação
LAZER

Pesquisa desmistifica relação entre sexo espontâneo e prazer

A pesquisa também sugere que ter sentimentos mais positivos em relação ao sexo planejado pode ser protetor em relação à satisfação sexual

 Foto: Globoplay/Reprodução
FAMOSOS

Wanessa Camargo é eliminada do BBB 24 após incidente com Davi

Incidente durante festa leva à expulsão da cantora do reality show da TV Globo, após denúncia de agressão.

Inscrições para castração gratuita de pets começam nesta quarta em Ferraz
GERAL

Inscrições para castração gratuita de pets começam nesta quarta em Ferraz

Iniciativa será realizada no calçadão da XV de Novembro e inclui ainda campanha que troca tampas e óleo por ração animal

Arma supostamente usada para matar Charlie Kirk é localizada; investigação continua
POLíCIA

Arma supostamente usada para matar Charlie Kirk é localizada; investigação continua

Autoridade americana confirma achado de rifle e continua busca por suspeito, enquanto detalhes do atentado emergem