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Economia

Ricardo Eletro muda de nome e expande negócios com abertura de novas lojas físicas

O grupo Máquina de Vendas, proprietário da varejista, planeja inaugurar mais de 50 novas unidades até 2024.

13/04/2023 às 16:34 por Redação Plox

A varejista Ricardo Eletro, que por muitos anos atuou apenas como e-commerce, está expandindo seus negócios com a abertura de novas lojas físicas. O grupo Máquina de Vendas, proprietário da varejista, planeja inaugurar mais de 50 novas unidades até 2024. Contudo, o novo nome da loja é “Nossa Eletro“, uma estratégia para afastar a imagem do antigo proprietário, Ricardo Nunes, acusado de sonegar R$ 400 milhões e vendido em 2019 para o fundo privado Starboard.

A Ricardo Eletro entrou com pedido de recuperação judicial em 2020 e, apesar de ter revertido dois pedidos de falência na Justiça, ainda enfrenta dificuldades financeiras. O CEO da varejista, Pedro Bianchi, afirma que a abertura de novos pontos é essencial para o equilíbrio da empresa e que o dinheiro para esse investimento veio do desbloqueio de recursos penhorados pela Justiça.

Para isso, a empresa está abrindo três estabelecimentos por mês até o fim do ano e tem o objetivo de fechar 2023 com 25 unidades e completar 50 no ano que vem. Integrar as lojas físicas com o site de vendas da Ricardo Eletro será um dos maiores desafios da empresa, pois exigirá uma logística eficiente. Contudo, a abertura de novas lojas físicas pode ser um sinal de que a varejista está se recuperando e pode voltar a ser uma das maiores do Brasil.

 

A empresa enfrentou graves problemas financeiros com a Justiça, o que a levou a fechar quase todas as suas lojas. A Máquinas de Vendas, controladora da varejista, teve sua falência decretada pela segunda vez em 26 dias pela justiça. No entanto, a companhia conseguiu reverter a primeira decisão judicial, no começo de junho. Ainda em recuperação judicial, a empresa já havia adotado um acordo de pagamento com os credores, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu o recurso apresentado pelos credores debenturistas.

Apesar da mudança de nome nas lojas físicas, o e-commerce continuará com o nome tradicional da Ricardo Eletro, pois os clientes online buscam segurança nas suas compras digitais e um nome conhecido facilita nesse processo, de acordo com o CEO da varejista. A abertura de novas lojas físicas é uma estratégia importante para a recuperação da empresa e a integração com o e-commerce pode ser o diferencial para o sucesso da varejista.

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