Rogério Correia aciona PGR após postagens sobre caso Ypê e críticas à Anvisa

Deputado cita manifestações nas redes envolvendo Cleitinho, Nikolas, Michelle Bolsonaro e Luciano Hang; Anvisa mantém orientação para não usar lotes afetados até nova análise.

13/05/2026 às 10:54 por Redação Plox

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) informou nesta terça-feira (12) que apresentou uma notícia de fato à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o empresário Luciano Hang. Segundo ele, a iniciativa é motivada por manifestações feitas nas redes sociais em torno do episódio envolvendo a marca Ypê.

Rogério Correia (PT-MG)

Rogério Correia (PT-MG)

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados


Entenda a origem da controvérsia

A discussão ganhou força depois que a Anvisa determinou o recolhimento e a suspensão de lotes de produtos da empresa por possível risco de contaminação microbiológica. A medida alcançou itens como lava-louças, lava-roupas líquidos e desinfetantes, especificamente aqueles com lotes terminados em número 1.

Apoio nas redes e críticas à Anvisa

Com a decisão da agência, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro publicaram conteúdos demonstrando apoio à companhia, ainda que de forma restrita. De acordo com o que foi relatado, nenhum deles orientou de maneira pública que consumidores seguissem usando os produtos atingidos pela suspensão.

No caso de Michelle Bolsonaro, ela apenas repostou, nos stories do Instagram, vídeos e publicações em defesa da marca, sem apresentar uma declaração pública própria sobre o tema.

Já o senador Cleitinho divulgou um vídeo em que criticou a atuação da Anvisa, embora tenha afirmado apoiar a fiscalização exercida pelo órgão. Ainda assim, ele não fez incentivo direto ao consumo dos itens suspensos.

Deputado associa reações ao negacionismo

Ao comentar as manifestações, Rogério Correia atacou bolsonaristas e relacionou o comportamento ao que ele classificou como negacionismo visto durante a pandemia.

Bolsonarista é tudo negacionista. Vimos na época da pandemia e vemos agora com essa história do lote contaminado dos produtos Ypê – escreveu o parlamentar.

Rogério Correia

Posição da empresa e recomendação da agência

A Ypê declarou que seus produtos “são seguros” e informou ter apresentado recurso contra a decisão da Anvisa. A empresa obteve efeito suspensivo automático, mas, mesmo assim, a agência mantém a orientação para que os consumidores não utilizem os produtos afetados até que o caso seja analisado novamente.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a