Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Macron apoia Israel e critica o Irã, enquanto Lula condena ataque

França e EUA se alinham a Israel; Brasil, Rússia e China se opõem à ofensiva contra o Irã

13/06/2025 às 18:54 por Redação Plox

Em meio ao agravamento das tensões no Oriente Médio, o presidente da França, Emmanuel Macron, manifestou apoio ao direito de defesa de Israel logo após o bombardeio ao Irã ocorrido na madrugada desta sexta-feira (13).


Imagem Foto: Presidência

Usando a rede social X, Macron declarou que a França esgotou todas as tentativas diplomáticas para conter o avanço do programa nuclear iraniano, cuja continuidade voltou a ser condenada por ele. O líder francês também pediu cautela às nações envolvidas no conflito, destacando que o momento exige moderação para evitar uma escalada ainda mais perigosa.


Macron relatou ainda conversas com figuras-chave da diplomacia global, como o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, e o presidente norte-americano, Donald Trump.


No cenário oposto, o governo brasileiro adotou postura crítica à ofensiva israelense. Em nota oficial divulgada pelo Itamaraty, o Brasil classificou o ataque aéreo como uma “clara violação à soberania” do Irã e ao direito internacional.


– O governo brasileiro expressa firme condenação e acompanha com forte preocupação a ofensiva aérea israelense lançada na última madrugada contra o Irã – afirma o comunicado.


A nota reforça o temor de que a região seja arrastada para um conflito de grandes proporções, o que colocaria em risco a estabilidade, a paz e a economia mundial. Diante desse risco, o Brasil fez um apelo por moderação e pela interrupção imediata das hostilidades:


– O Brasil insta todas as partes envolvidas ao exercício da máxima contenção e exorta ao fim imediato das hostilidades – finaliza o texto.


Outras potências globais também se posicionaram. Enquanto Rússia e China seguiram o mesmo caminho do Brasil, com condenações à ação de Israel, os Estados Unidos reiteraram seu apoio ao governo israelense.


O ataque em questão elevou significativamente o clima de tensão na região. Relatos da mídia iraniana indicam explosões em Teerã, e o governo de Israel decretou estado de emergência, preparando-se para possíveis reações iranianas.


A divergência de posicionamentos entre líderes como Macron e Lula evidencia o cenário de polarização internacional em torno do conflito.


Compartilhar a notícia

Veja também
Fiscalização-Ambiental.jpg
GERAL

Seminário debate funções de fiscais de obras e meio ambiente no Vale do Aço

Nos dois dias foram discutidas as alterações nos procedimentos administrativos de fiscalização

Adote um Herói: Governo de Minas lança campanha para adoção de cães policiais
GERAL

Adote um Herói: Governo de Minas lança campanha para adoção de cães policiais

Campanha 'Adote um Herói' promove a adoção de cães que serviram à Polícia Civil de Minas e agora precisam de uma família

Agência Brasil
GERAL

Mega-Sena acumula novamente e próximo concurso deve pagar R$ 33 milhões

Próximo sorteio será no sábado

Ex-colega revela isolamento político de acusado pela morte de Charlie Kirk
GERAL

Ex-colega revela isolamento político de acusado pela morte de Charlie Kirk

Tyler Robinson, preso em Utah, era visto como o único de esquerda em uma família ligada ao conservadorismo

para você
k.jpg
ESPORTES

Lateral ex-Social e Ipatinga vai jogar no time feminino do Cruzeiro

LAZER

Frayssexualidade: descubra a orientação que preza por “sexo casual”

Para algumas pessoas, a busca por experiências casuais não está apenas ligada à liberdade sexual, mas a uma característica natural de sua orientação.

flordelis
FAMOSOS

Você sabia que Flordelis já foi protagonista de um filme?

Ex-deputada foi condenada a 5 mais de 50 anos de prisão pelo assassinato do marido Anderson do Carmo

Cs
EDUCAçãO

Professora Gisele Aquino dá dicas de última hora sobre a redação do Enem

O primeiro dia do Enem é neste domingo (05), quando serão aplicadas provas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Redação