Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Lula lança pacote emergencial de R$ 30 bilhões para setores prejudicados por tarifas dos EUA

Plano inclui crédito para pequenas empresas, compras públicas e estímulo à produção nacional

13/08/2025 às 13:13 por Redação Plox

Durante uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (13) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um plano emergencial voltado para setores da economia nacional que foram impactados diretamente pelo aumento das tarifas de exportação impostas pelos Estados Unidos.


Imagem Foto: Agência Brasil

Batizado de MP Brasil Soberano, o pacote prevê a liberação de R$ 30 bilhões em crédito, com foco especial em pequenas empresas e produtores que exportam itens como mel, frutas e tilápia. Os recursos serão operados por meio do Fundo de Garantia de Operações (FGO), ligado ao Banco do Brasil, e também pelo Fundo de Garantia à Exportação (FGE), administrado pelo BNDES.


O anúncio contou com a participação dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Segundo o governo, além da liberação de crédito, outras ações complementares serão adotadas para minimizar os efeitos da perda de mercado externo.


Entre essas medidas está o aumento de compras públicas de produtos afetados, com uso de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os produtos adquiridos poderão ser destinados, por exemplo, a escolas públicas em todo o país.


Lula havia antecipado parte dessas iniciativas durante entrevista concedida à rádio BandNews FM na terça-feira (12).
“A prioridade será garantir que pequenas empresas e exportadores não fiquem desamparados diante das barreiras internacionais”, afirmou o presidente.

Além da exigência de conteúdo nacional nos produtos fabricados no país, a medida visa fortalecer a indústria interna e reduzir a dependência de mercados externos, numa tentativa de preservar empregos e manter a competitividade brasileira no cenário global.


A proposta do pacote foi elaborada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e deve ser parte de um esforço mais amplo do governo para lidar com os efeitos adversos das políticas comerciais adotadas recentemente pelos Estados Unidos. Ainda esta semana, Haddad apresentará a Lula uma proposta de novo arcabouço fiscal, com previsão de ser formalizada até sexta-feira (17).


Compartilhar a notícia

Veja também
ECONOMIA

Senado avança com indicação de Gabriel Galípolo para presidência do Banco Central

Indicação do governo Lula foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos e segue em regime de urgência para votação no plenário.

ECONOMIA

Navio-plataforma da Petrobras inicia exploração no pré-sal e pode tornar Búzios o maior campo da estatal

Unidade Almirante Tamandaré começa a operar com capacidade para processar até 225 mil barris de petróleo por dia

Foto: Foto ilustrativa | Pexels/ Divulgação
ECONOMIA

Governo Federal anuncia plano "Nova Indústria Brasil" para revitalizar setor industrial até 2033

Iniciativa visa impulsionar desenvolvimento industrial com foco em sustentabilidade e inovação, visando metas de longo prazo

Instabilidade afeta app da Caixa e irrita usuários neste sábado
ECONOMIA

Instabilidade afeta app da Caixa e irrita usuários neste sábado

Aplicativo apresenta falhas neste sábado e usuários relatam dificuldade para login e operações como Pix