Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

MP pede corte imediato dos salários de Bolsonaro e militares condenados

Subprocurador do TCU solicita suspensão de pagamentos de até R$ 38 mil a oficiais já condenados pelo STF por tentativa de golpe

13/09/2025 às 10:10 por Redação Plox

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) apresentou nesta sexta-feira (12) um pedido para que Jair Bolsonaro (PL) e outros militares condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) tenham seus salários suspensos imediatamente.


Imagem Foto: Agência Brasil

Apesar da condenação, os generais Augusto Heleno, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, além do almirante Almir Garnier e do tenente-coronel Mauro Cid, continuam recebendo seus soldos normalmente, que podem chegar a R$ 38 mil mensais. Todos eles foram incluídos no núcleo considerado central na tentativa de golpe de Estado.


A solicitação partiu do subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, que afirmou que a continuidade dos pagamentos fere os princípios da moralidade e da eficiência na administração pública.
“O Estado continua financiando indivíduos que atentaram contra sua própria existência e os valores democráticos que deveria proteger”

, destacou o documento encaminhado ao TCU.

Segundo o texto, manter a remuneração significa usar recursos públicos para sustentar agentes que conspiraram contra o próprio sistema democrático. A questão, segundo o procurador, vai além do aspecto financeiro, atingindo diretamente a moralidade pública.


Na quinta-feira (11), Bolsonaro e outros sete acusados foram condenados pela Primeira Turma do STF pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, organização criminosa armada, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.


A perda oficial das patentes e do direito ao soldo, no entanto, só poderá ocorrer após julgamento no Superior Tribunal Militar (STM). Esse tribunal deverá analisar os casos em processo próprio, sob a acusação de “indignidade para o oficialato”, situação aplicada a militares que cometem crimes considerados incompatíveis com a honra e os valores éticos das Forças Armadas.


O subprocurador também pediu que o TCU suspenda qualquer outro pagamento vindo dos cofres públicos aos condenados, inclusive aqueles ligados ao Fundo Partidário. Já no caso de Alexandre Ramagem e Anderson Torres, ambos perderam seus cargos na Polícia Federal por determinação direta do STF.


Enquanto o STM não define o destino das patentes e salários, o pedido do MP busca impedir que recursos públicos continuem a ser destinados a oficiais e autoridades já condenadas pela mais alta corte do país.


Compartilhar a notícia

Veja também
capa
POLíTICA

Maduro recebe apoio de Lula em questões de legitimidade do regime

Lula se mostrou otimista em relação às futuras eleições na Venezuela.Segundo o presidente, o "revés" de Maduro deve ocorrer por meio das urnas.

Flávio Dino sofre ataque verbal em avião na véspera de julgamento de Bolsonaro
POLíTICA

Flávio Dino sofre ataque verbal em avião na véspera de julgamento de Bolsonaro

Ministro do STF foi alvo de hostilidade durante voo entre São Luís e Brasília; mulher o chamou de 'lixo' e caso será apurado pela Polícia Federal

Prefeito de Mesquita dá posse ao novo Conselho de Habitação
POLíTICA

Prefeito de Mesquita dá posse ao novo Conselho de Habitação

Nova composição do CMHIS assume mandato até 2029 e elege sua primeira Mesa Diretora

carla
POLíTICA

Ação popular exige devolução de dinheiro arrecadado por deputada Zambelli em vaquinha on-line; entenda

Advogados afirmam que uso do cargo político para pedir dinheiro fere princípio da moralidade pública

para você
dd
SAúDE

Chikungunya eleva risco de morte por até 84 dias, revela Fiocruz

O estudo indica um risco significativamente elevado de morte, tanto por causas naturais quanto associadas a outras doenças, dentro de 84 dias após a infecção

Homem tem bicicleta roubada e recebe ameaça de morte por dívida antiga em Córrego Novo
POLíCIA

Homem tem bicicleta roubada e recebe ameaça de morte por dívida antiga em Córrego Novo

Polícia Militar prende três suspeitos após vítima relatar roubo e intimidação ligada à compra de uma égua; caso ocorreu de madrugada

Uso de IA cresce entre alunos do ensino médio sem orientação das escolas
EDUCAçãO

Uso de IA cresce entre alunos do ensino médio sem orientação das escolas

Pesquisa mostra que maioria dos estudantes já utiliza ferramentas como ChatGPT e Gemini, mas poucos recebem suporte adequado

Espetáculo 'C.A.B.Ô.' leva circo e tecnologia ao Parque Ipanema neste fim de semana
LAZER

Espetáculo 'C.A.B.Ô.' leva circo e tecnologia ao Parque Ipanema neste fim de semana

Apresentação da Cia. Nós de Nariz propõe intervenção itinerante em Ipatinga nos dias 13 e 14 de setembro