Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Famosos

Você sabia que Flordelis já foi protagonista de um filme?

Ex-deputada foi condenada a 5 mais de 50 anos de prisão pelo assassinato do marido Anderson do Carmo

13/11/2022 às 18:52 por Redação Plox

Antes do assassinato do pastor Anderson do Carmo, a vida de Flordelis dos Santos de Souza, de 61 anos, era bem diferente. A ex-deputada federal, condenada neste domingo (13) a 50 anos e 28 dias de reclusão pela morte do marido, já foi protagonista de um filme nacional em 2009, fez sucesso com a carreira gospel e recebeu homenagens na TV.

Flordelis nasceu e foi criada no Jacarezinho, no Rio de Janeiro. Ela, que veio de uma família pobre, perdeu o pai e o irmão aos 14 anos. Nesta época, começou a frequentar a igreja evangélica e a ajudar crianças e adolescentes em situação vulnerável. Em 1994 a ex-parlamentar adotou de uma só vez, 37 crianças, sendo 14 bebês. Suas ações ganharam notoriedade, até chegou a virar um filme.

Filme

O filme “Flordelis – Basta uma Palavra para Mudar”, dos diretores Marco Antônio Ferraz e Anderson Corrêa, narra a história de Flordelis dos Santos, uma professora que, incomodada com a situação das crianças da favela do Jacarezinho, onde morava, montou em sua casa um abrigo para os menores. Diante da violência e da criminalidade, Flordelis decidiu adotar as crianças, chegando a mais de 40 filhos.

Foto: Reprodução

CONFIRA O TRAILER ABAIXO:

 

A própria Flordelis atuou no papel principal e contou com a participação de atores famosos, como Marcello Antony (interpretando pastor Anderson), Bruna Marquezine, Reynaldo Gianecchini, Cauã Reymond e Deborah Secco.

Apesar do longa receber crítica negativa dos especialistas, os atores foram elogiados por terem doado seus cachês à Flordelis. O dinheiro foi usado na construção de um centro de reabilitação para jovens e na compra de uma casa para a pastora.

Carreira gospel

Com o filme passando nas telonas dos cinemas do Brasil, a pastora aproveitou o momento e assinou um contrato com a gravadora MK Music. O seu primeiro álbum, de 2010, foi "Fogo e Unção", mas foi dois anos depois que ela fez sucesso como cantora, com o CD "Questiona ou Adora", que chegou a vender mais de 80 mil cópias e redeu um disco de platina à Flordelis.

Entre 2014 e 2018, lançou outros dois discos de estúdio, dois EPs e um DVD. Flordelis chegou a fazer shows lotados pelo Brasil e também no exterior. Como em 2018, que realizou 10 apresentações nos EUA e Canadá.

Em agosto de 2020, após o assassinato do marido, a MK Music anunciou o enceramento do contrato.

Foto: Reprodução Facebook

 

Carreira política

Flordelis foi candidata a vereadora de São Gonçalo em 2004, mas não conseguiu se eleger. Em 2018, ela foi eleita deputada federal pelo RJ-PSD e era sempre vista ao lado de seu marido, que não conseguiu votos suficientes para alcançar uma cadeira na Câmara.

Engajados na Bancada Evangélica, o casal tinha uma boa relação com demais parlamentares, incluindo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Eles também eram próximos da família Bolsonaro.

Em 11 de agosto de 2021, ela perdeu o foro privilegiado após ter o mandato de deputada federal cassado. Foram 437 votos favoráveis, 7 contrários e 12 abstenções no plenário da Câmara dos Deputados, o que permitiu ser presa dois dias depois.

Homenagens na TV

Em 2017, Flordelis foi ao programa da Ana Maria Braga, nos estúdios Globo, acompanhada do marido e dos 44 filhos. No “Mais Você”, ela foi homenageada pela apresentadora.

A ex-deputada também recebeu homenagens em uma peça de Cissa Guimarães e foi entrevistada por Marília Gabriela, no "Fantástico".

Assassinato

Anderson do Carmo foi morto a tiros ao chegar em casa de carro, na noite do dia 16 de junho de 2019. O crime teria sido motivado porque a vítima mantinha rigoroso controle das finanças familiares e administrava os conflitos de forma rígida, não permitindo tratamento privilegiado às pessoas mais próximas da ex-deputada em detrimento de outros membros da família, que somava mais de 50 filhos, entre biológicos, adotivos e afetivos.

Flordelis e o marido, pastor Anderson Carmo — Foto: Reprodução/ Facebook

 

As investigações indicaram que a ex-deputada financiou a compra da arma usada e avisou sobre a chegada da vítima no local em que foi executado a tiros.

Julgamento

O julgamento da ex-deputada e outros acusados começou na última segunda-feira e se estendeu por sete dias, conduzido pela juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Niterói. A sessão final, em que foi proferida a sentença, durou 21 horas, e atravessou a madrugada de domingo.

Inicialmente, havia a expectativa de que o julgamento se encerrasse em três dias, mas os longos depoimentos, tumultos e atrasos no início de algumas sessões estenderam essa previsão. Além disso, em momentos distintos, Flordelis e uma de suas filhas que também estava no banco dos réus passaram mal e demandaram paralisações para atendimento médico.

Foto: Brunno Dantas/TJRJ


A filha de Flordelis, Simone dos Santos Rodrigues, também foi condenada a 31 anos, quatro meses e 20 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, por homicídio triplamente qualificado consumado, tentativa de homicídio qualificado privilegiado e associação criminosa armada.

Já os filhos André Luiz de Oliveira e Marzy Teixeira da Silva foram absolvidos, assim como a neta Rayane dos Santos Oliveira. Rayane é filha adotiva de André e Simone, que não têm laços sanguíneos apesar de serem ambos filhos de Flordelis - Simone é filha biológica, e André, filho afetivo.

Cantora gospel e pastora em seu próprio ministério, Flordelis se elegeu deputada federal em 2018 pelo Partido Social Democrático (PSD) com grande apoio dos fiéis, tornado-se a mulher mais votada no estado do Rio de Janeiro naquele pleito. Após a conclusão das investigações em torno da morte de Anderson, ela teve seu mandato na Câmara dos Deputados cassado. As investigações também implicaram parte de sua família, e cinco filhos da ex-deputada já foram condenados pelo crime.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Victor e Leo vão voltar aos palcos após cinco anos — Foto: SITE OFICIAL/REPRODUÇÃO
FAMOSOS

Victor e Leo preparam volta aos palcos com cachê recorde

Após cinco anos separados e uma controvérsia judicial, a dupla sertaneja mineira planeja série de shows para 2024

virginia
FAMOSOS

Virgínia Fonseca e Zé Felipe comemoram mesversário de Maria Flor com festa temática de Carnaval

A celebração contou também com a presença de amigos e familiares do casal, que se divertiram e dançaram muito ao som das músicas de Carnava

Foto: Instagram/Reprodução
FAMOSOS

Beyoncé surpreende com presença em evento em Salvador

Operação sigilosa e apoio da prefeitura marcam chegada da estrela para "Club Renaissance"

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
FAMOSOS

Graciele Lacerda admite criação de perfil falso, mas nega ataques à família de Zezé Di Camargo

Noiva do cantor sertanejo esclarece polêmica em torno de supostas ofensas nas redes sociais

para você
Escolas do ES precisarão de aval dos pais para abordar identidade de gênero
EDUCAçãO

Escolas do ES precisarão de aval dos pais para abordar identidade de gênero

Nova lei determina que temas como diversidade sexual e igualdade de gênero só poderão ser tratados com autorização por escrito dos responsáveis

EMPREGO

Aperam abre inscrições para Programa de Estágio 2025

Interessados podem escolher entre estágio regular, técnico ou de férias; inscrições vão até 15 de setembro

Tarifa imposta por Trump pode tirar R$ 19,2 bi do PIB brasileiro
ECONOMIA

Tarifa imposta por Trump pode tirar R$ 19,2 bi do PIB brasileiro

Medida dos EUA afeta economia global e impacta milhares de empregos no Brasil

metrôrio
GERAL

Pagamento por aproximação ganha força no MetrôRio durante a pandemia

Tecnologia garante agilidade e segurança no embarque e já contabiliza aumento de 120% de utilização no sistema metroviário