Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Governo de Minas propõe novas regras para cobrança de ITCD sobre bens e heranças no exterior

Projeto amplia incidência do imposto em Minas Gerais para casos de doadores e heranças no exterior, em adequação à Emenda Constitucional 132 de 2023.

13/11/2024 às 23:45 por Redação Plox

Na Reunião Ordinária desta quarta-feira (13/11), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu o Projeto de Lei (PL) 2.881/24, enviado pelo governador Romeu Zema (Novo), que propõe alterações na Lei 14.941, de 2003, sobre o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). 

Foto: Daniel Protzner/ ALMG

As mudanças visam adequar a legislação mineira às inovações trazidas pela Emenda Constitucional 132, de 2023, a qual cria uma norma transitória para a cobrança do imposto em situações de herança e doação que envolvam doadores ou falecidos domiciliados fora do Brasil ou bens localizados no exterior.

A Emenda 132 estipula que o ITCD deve incidir em casos em que o falecido ou doador tenha domicílio no exterior ou que o bem esteja fora do Brasil, desde que o donatário ou herdeiro seja domiciliado em Minas Gerais. A lei estadual ajustada passará a vigorar no primeiro dia do exercício financeiro subsequente, após um prazo de 90 dias da publicação.

Mudanças nos artigos da Lei 14.941

O projeto de Zema modifica os incisos II e III do parágrafo 2º do artigo 1º da Lei 14.941 e introduz o inciso V, esclarecendo as condições em que o ITCD incidirá. Conforme o novo texto, a cobrança será válida quando:

  1. O doador ou falecido não possuir residência ou domicílio no Brasil, mas o donatário ou herdeiro residir em Minas Gerais.
  2. O bem doado ou transmitido estiver em território mineiro, ainda que o donatário não resida no País.
  3. O falecido possua domicílio em Minas Gerais, mesmo que os bens estejam no exterior.
  4. O herdeiro domiciliado em Minas Gerais receba bens de um falecido que não residia ou tinha domicílio no Brasil, abrangendo também bens situados no exterior.

Essas mudanças pretendem reforçar a cobrança de impostos estaduais em transações e heranças internacionais, em alinhamento com a nova legislação federal.

Tramitação e análise do projeto

O PL 2.881/24 será inicialmente apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da ALMG. Após essa análise, o projeto seguirá para discussões e votação em Plenário, onde poderá sofrer emendas ou ajustes propostos pelos parlamentares.

Outras matérias em pauta

Durante a mesma reunião, também foi debatido o Projeto de Lei (PL) 2.238/24, que propõe ajustes nos valores de contribuição para o Ipsemg Saúde, e ainda tramita em 1º turno. A proposta, entretanto, enfrentou obstrução por parte de deputados da oposição, e sua votação foi adiada

Compartilhar a notícia

Veja também
face.jpg
GERAL

“Seu filho é problemático”, mãe de autista recebe mensagem de outra mãe negando convite para festa

Ela ainda disse que "as outras crianças vão ficar incomodadas", por isso não o convidaria

vfv
GERAL

"Operação Alerta Verde" intensifica vistorias em lotes de Coronel Fabriciano

Prefeitura e Bombeiros se unem em ação preventiva contra incêndios em terrenos vagos

Foto: PMMG/Divulgação
GERAL

Adolescente acerta irmão com tiro acidental no Triângulo Mineiro

Após o disparo, o jovem de 13 anos foi prontamente socorrido e está, atualmente, internado em estado grave no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

1_anderson-11977552.jpg
GERAL

Caso Flordelis: único filho biológico de pastor clama por justiça

Em uma publicação na rede social, ele chegou a clamar por Justiça "doa a quem doer"

para você
prefeitura
EDUCAçãO

Prefeitura de Fabriciano lança edital de concurso público para área da Educação

São oferecidas 50 vagas para cargos de monitores de apoio à infância (MAIN) e à pessoa com deficiência (MAPD); Candidatos deve ter ensino médio completo

Câmara
POLíTICA

Câmara de Ipatinga aprova modernização tributária

Instituição do Domicílio Tributário Eletrônico Municipal visa implementar comunicação eletrônica entre a administração pública e os contribuintes

Funcionária será indenizada após acidente de trabalho com sangue contaminado em clínica de BH
EMPREGO

Funcionária será indenizada após acidente de trabalho com sangue contaminado em clínica de BH

Técnica de enfermagem teve contato com sangue de paciente com HIV e receberá R$ 30 mil por falha nas normas de segurança

Jovens do Vale do Aço vão se reunir para acompanhar canonização de Carlo Acutis
LAZER

Jovens do Vale do Aço vão se reunir para acompanhar canonização de Carlo Acutis

Jovens católicos da região se reúnem em Santana do Paraíso para vivenciar fé e assistir à canonização do primeiro santo millennial