Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Meta responde notificação da AGU e reunião é convocada

Empresa foi questionada sobre medidas para combater crimes nas redes sociais no Brasil

14/01/2025 às 11:11 por Redação Plox

A big tech Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, respondeu na noite de segunda-feira (13) à notificação da Advocacia-Geral da União (AGU). O prazo estabelecido pelo órgão federal para que a empresa de Mark Zuckerberg se posicionasse sobre a descontinuação do sistema de checagem de fatos terminava à meia-noite do mesmo dia.

Foto: Reprodução/ Pinterest

Reunião técnica será realizada nesta terça-feira
Pouco após receber a resposta da Meta, a AGU anunciou a convocação de uma reunião técnica para esta terça-feira (14). De acordo com nota do órgão, representantes do Ministério da Justiça, do Ministério dos Direitos Humanos e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República estarão presentes no encontro.

“Somente após essa análise, a AGU, em conjunto com os demais órgãos, se pronunciará sobre os próximos passos em relação ao assunto e tornará público o teor da manifestação”, informou a Advocacia-Geral da União.

Decisão motivada por mudanças anunciadas pela Meta
A movimentação do governo foi desencadeada pelo anúncio feito por Mark Zuckerberg, que revelou que a moderação de conteúdos nocivos será realizada apenas com base em denúncias de usuários. Além disso, as plataformas começarão a priorizar a exibição de conteúdos políticos.

Na notificação enviada à Meta na sexta-feira (10), a AGU questionou se será criado um canal específico para denúncias de violações de direitos fundamentais e pediu informações sobre a possível divulgação de relatórios de transparência.

Críticas e repercussões internacionais
Mark Zuckerberg, ao justificar as mudanças, teceu críticas às regulações de diversos países, afirmando que a América Latina possui “tribunais secretos” que ordenam a remoção de conteúdos de forma discreta. Embora não tenha citado diretamente o Brasil, o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, João Brant, interpretou a declaração como um recado.

Origem da notificação
O envio da notificação pela AGU foi decidido após reunião do advogado-geral da União, Jorge Messias, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros membros do governo. Durante o encontro, foi debatida a situação geral das redes sociais no Brasil e o impacto das mudanças implementadas pela Meta.

Compartilhar a notícia

para você
Créditos: Reprodução Instagram
FAMOSOS

Tragédia em show de Taylor Swift: Fã morre após mal-estar em concerto no Rio

Incidente fatal em 'The Eras Tour' no Rio de Janeiro gera comoção e questionamentos sobre a segurança em grandes eventos

 Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
POLíTICA

TSE redefine órgãos fiscalizadores do processo eleitoral brasileiro

"Forças Armadas e STF excluídos da lista de entidades; novas medidas anunciadas para as eleições de 2024

edenilson
ESPORTES

Galo anuncia Edenilson como reforço para 2023

O jogador chega com um contrato de dois anos

Com carreira no pornô, Dread Hot defende prostituição: 'É digno', afirma atriz
EMPREGO

Com carreira no pornô, Dread Hot defende prostituição: 'É digno', afirma atriz

Atriz pornô Vitória Schwarzelühr, conhecida como Dread Hot, rebate críticas e fala sobre etarismo na indústria e saúde mental