Governo de MG libera alvará 100% online para retirar veículos de pátios em 18 cidades da Grande BH; veja como pedir
A promessa é reduzir deslocamentos e filas, já que a liberação deixa de exigir atendimento presencial para casos de apreensão por motivos administrativos, criminais ou judiciais.
14/01/2026 às 11:03por Redação Plox
14/01/2026 às 11:03
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Tirar carro ou moto de pátio na Grande BH ficou mais simples: o Governo de Minas informou que a emissão do Alvará de Liberação de Veículos passou a ocorrer somente pela internet em 18 municípios da Região Metropolitana.A promessa é reduzir deslocamentos e filas, já que a liberação deixa de exigir atendimento presencial para casos de apreensão por motivos administrativos, criminais ou judiciais.
A medida integra o processo de modernização dos serviços de trânsito do Governo de Minas
Foto: Seplag-MG / Divulgação
O que mudou e onde vale De acordo com a Agência Minas, o atendimento totalmente digital passa a valer, neste primeiro momento, para: Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Brumadinho, Mário Campos, Sarzedo, Ibirité, Juatuba, Mateus Leme, Itaguara, Bonfim, Crucilândia, Piedade dos Gerais, Rio Manso, Igarapé, Florestal e São Joaquim de Bicas. Passo a passo para solicitar o alvará no Trânsito MG O governo orienta que a solicitação seja feita no site Trânsito MG, entrando no menu “Liberar veículo apreendido” e seguindo o fluxo até a opção de regularização e liberação do veículo levado ao pátio. Para iniciar, é necessário login com a conta gov.br. Depois, o sistema pede: placa, quando o solicitante for o proprietário; ou chassi, quando o pedido for feito por despachante ou representante legal. Na sequência, o usuário informa o motivo da apreensão, conclui o pré-cadastro e anexa a documentação exigida para análise. O que acontece após o envio Conforme a Agência Minas, após a conferência e aprovação da documentação pelo Detran-MG, o alvará é emitido digitalmente e autoriza a retirada do veículo diretamente no pátio, sem necessidade de atendimento presencial.
Orientação para evitar dor de cabeça (e golpes) A regra de ouro é simples: faça a solicitação apenas pelos canais oficiais (Trânsito MG e gov.br) e desconfie de links recebidos por mensagens, principalmente se pedirem “taxas” fora do fluxo normal do serviço. links para acessibilidade:
O serviço é realizado por meio do site Trânsito MG selecionando o menu Liberar veículo apreendido e a opção Regularizar veículo levado para o pátio seguida de Liberar veículo levado para o pátio.
Após a conferência e aprovação da documentação peloDepartamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG),o Alvará de Liberação é emitido de forma digital, autorizando a retirada do veículo no pátio, sem a necessidade de atendimento presencial.