Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

Instituto Usiminas lança Exposição Arte de Rua na próxima terça

Artistas do Vale do Aço e de Belo Horizonte vão ocupar o Centro Cultural Usiminas e espaço público de Ipatinga com murais de grafite

14/02/2022 às 15:45 por Redação Plox

Práticas artísticas contemporâneas ligadas à cultura hip-hop que produzem novas formas de ver e habitar a cidade. É assim que sete artistas visuais do Vale do Aço e de Belo Horizonte vão transformar o espaço do Centro Cultural Usiminas e o Viaduto do Mergulhão, na entrada do Bom Retiro, em Ipatinga. É a exposição “Arte de Rua”, realização do Instituto Usiminas, com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Foto: Divulgação

 

A partir da próxima terça-feira (15), os artistas dão início à produção dos trabalhos enquanto os visitantes acompanham o processo desde o início das obras. Quem começa a ocupar o Centro Cultural Usiminas é o artista de Ipatinga, Rodrigo Frami. A sua obra irá apresentar uma série de desenhos que retratam o sonho de uma criança que ama os animais e se torna um veterinário. “O amor e vida, a troca entre homem e o animal são relações de um mundo fantástico. Me sinto realizado de expor minha arte em um local onde já passaram tantos artistas consagrados. Agradeço a Usiminas, ao Instituto Usiminas e a todos os envolvidos nesse projeto por me proporcionarem essa oportunidade”, comenta Frami.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, conta que a mostra Arte de Rua nasce com o desejo de provocar novos olhares a partir do encontro da arte com a paisagem urbana. “A arte transforma os lugares que ocupa. Com diversas técnicas, os artistas vão trazer temas sobre a vida na cidade, a coletividade, a diversidade, com várias possibilidades de interpretação. Essa é mais uma iniciativa que começa nos espaços do Instituto Usiminas e se estende pela cidade de Ipatinga, para engajar a comunidade com a arte”, revela Penélope.

Acompanhe a programação da exposição Arte de Rua                                                                                 

Para saber como acompanhar o processo de cada uma das obras, confira abaixo o calendário com as datas de início dos trabalhos, os espaços a serem ocupados e respectivos artistas da exposição Arte de Rua. 

15/02 – Abertura no Ateliê Educativo do Centro Cultural Usiminas. Artista: Rodrigo Frami

22/02 – Primeiro Banner - Centro Cultural Usiminas. Artista: Brigadeiro

08/03 – Segundo Banner - Centro Cultural Usiminas. Artista: Gunther

15/03 – Viaduto do Mergulhão, entrada do Bom Retiro. Artistas: Sil Assunção e Leonardo Advincola - Cisco

01/04 – Terceiro Banner – Centro Cultural Usiminas. Artista: Alexandre Rato

15/04 – Paredão do Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas - Artista: Kawany Tamoyos – Kakaw

30/04 – Fechamento da exposição

Compartilhar a notícia

Veja também
LAZER

Julho tem agenda cultural diversificada nos espaços culturais Usiminas; saiba mais

Tributos a clássicos do Rock e musical ‘Rei Leão’, são destaques em cartaz

Oscar 2025: Filme 'Ainda Estou Aqui' será exibido de graça no Parque Ipanema
LAZER

Oscar 2025: Filme 'Ainda Estou Aqui' será exibido de graça no Parque Ipanema

Longa vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional será apresentado com debate após a sessão no aniversário de 61 anos de Ipatinga

Ipatinga recebe show gratuito da banda Yauaretê nesta sexta-feira
LAZER

Ipatinga recebe show gratuito da banda Yauaretê nesta sexta-feira

Apresentação acontece nesta sexta-feira (22), no Centro de Memória Usiminas, com releituras instrumentais de clássicos da MPB e jazz fusion brasileiro

Procissão (2).jpeg
LAZER

Feriado de Corpus Christi em Tiradentes (MG)

A cidade segue a tradição de enfeitar as ruas com os tradicionais tapetes de serragem colorida

para você
manifestação
POLíTICA

Manifestantes protestam contra indicação de Flávio Dino ao STF nesse domingo

Flávio Dino pasará por sabatina no Senado nesta quarta-feira (11)

Prefeito de Timóteo se pronuncia após fortes chuvas; veja vídeo
GERAL

Prefeito de Timóteo se pronuncia após fortes chuvas; veja vídeo

Capitão Victor mobiliza equipes para atender famílias atingidas e pede apoio da população

Foto: Pixabay/Reprodução
EMPREGO

Aumento na demanda por Síndicos profissionais no Brasil impulsiona expansão do setor

Crescimento projetado de até 30% nos próximos 5 anos devido ao aumento de condomínios e complexidades na gestão

20190612233000418288o.jpeg
FAMOSOS

Em gravação de DVD, Paula Fernandes canta Juntos e Shallow Now com o público

“Vocês topam ser meu Bradley Cooper?” Os fãs atenderam ao pedido, acenderam a lanterna do celular e vibraram com a canção