Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Justiça autoriza prisão de Janones em caso de descumprimento de medidas protetivas

Deputado federal está proibido de se aproximar ou contatar ex-companheira, prefeita de Ituiutaba, após acusações de ameaças e divulgação de imagem íntima

14/04/2025 às 16:29 por Redação Plox

O deputado federal André Janones (Avante-MG) poderá ser preso caso descumpra as medidas protetivas impostas pela Justiça de Minas Gerais, conforme decisão judicial divulgada nesta segunda-feira (14). A ordem judicial é resultado de uma ação movida por sua ex-companheira, a prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes (Avante), que o acusa de ameaças e chantagens.


Imagem Foto: Câmara dos Deputados

Segundo a denúncia, Janones teria enviado uma imagem íntima da prefeita a um secretário municipal. Em função disso, a Justiça determinou medidas restritivas que proíbem o parlamentar de manter contato com Leandra Guedes e seus familiares, seja por meio físico ou virtual, além de impedir sua aproximação a uma distância inferior a 300 metros da vítima.


O juiz Paulo Fernando Naves de Resende destacou, em sua decisão, que o descumprimento das medidas “constitui crime”, o que pode resultar em “prisão em flagrante”. Ele também autorizou o uso de apoio policial para o cumprimento das determinações judiciais.


Entre outras restrições, Janones está impedido de frequentar os mesmos locais que a ex-companheira e de “divulgar, transmitir ou propagar fotografias, vídeos ou qualquer mídia a respeito da intimidade da ofendida”.


A decisão aponta que o caso configura um possível cenário de violência moral e psicológica, com ameaças que impactam a vida pessoal da vítima, inclusive fora do ambiente político. Segundo o texto judicial, há um “contexto de atemorização pela propagação de fotografias íntimas a terceiros”.


De acordo com o colunista Paulo Cappelli, do site Metrópoles, Janones foi notificado em janeiro sobre as medidas e sobre a possibilidade de prisão em caso de desobediência às ordens judiciais.


Compartilhar a notícia

Veja também
 Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
POLíTICA

Zema manifesta apoio a ato pró-democracia convocado por Bolsonaro em São Paulo

Governador de Minas Gerais avalia participação em evento marcado para 25 de fevereiro, com ênfase na defesa do Estado Democrático de Direito

Lula deve anunciar Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral
POLíTICA

Lula deve anunciar Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral

Deputado federal do PSol será oficializado no cargo antes da viagem de Lula à Ásia; mudança marca nova composição no governo.

blob.html
POLíTICA

Conheça as regras do debate do Plox para Fabriciano, Ipatinga, Paraíso e Timóteo

Os debates de cada cidade serão transmitidos ao vivo diretamente do hotel San Diego, na última semana do período eleitoral

CRM-DF vai investigar entrada de visitantes na UTI onde Bolsonaro está internado
POLíTICA

CRM-DF vai investigar entrada de visitantes na UTI onde Bolsonaro está internado

Hospital DF Star, em Brasília, é alvo de apuração após circulação de aliados do ex-presidente na Unidade de Terapia Intensiva