Moro critica Lula por troca de membros na CPI do Crime Organizado

Senador afirma que mudança foi manobra para retirá-lo do colegiado e garantir maioria governista contra relatório final

14/04/2026 às 22:37 por Redação Plox

Nesta terça-feira (14), o senador Sergio Moro (PL-PR) criticou o presidente Lula (PT) após mudanças na composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado. Moro está entre os parlamentares que deixaram a comissão.

  • Segundo o senador, a troca de integrantes foi uma manobra para retirá-lo do colegiado e alterar o equilíbrio de forças na análise do relatório final.
    Senador Sergio Moro

    Senador Sergio Moro

    Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado


– Lula manobrou a sua base para me retirar da CPI do Crime Organizado e assim obter a maioria governista para a rejeição do relatório do Senador Alessandro Vieira. Manobra vergonhosa de quem mente ao povo brasileiro. Finge ser favorável às investigações, enquanto na realidade é contra – destacou.

Sergio Moro

Governo se articula para barrar relatório final

Aliados do governo Lula (PT) se articularam para barrar o relatório final da CPI do Crime Organizado, que pediu o indiciamento e a abertura de processo de impeachment contra três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e contra o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Para isso, governistas conseguiram mudar alguns integrantes do colegiado: saíram três senadores que votariam a favor do documento e entraram outros três parlamentares orientados a votar contra o texto. A movimentação, segundo informações do Estadão, atendeu a uma pressão de integrantes do STF, que acabaram como os principais alvos do relatório do senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

Quem saiu e quem entrou na CPI

A CPI tem 11 senadores titulares, dos quais dez votam, além de sete suplentes.

Deixaram o colegiado: Sérgio Moro (PL-PR), Wellington Fagundes (PL-MT), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Marcos do Val (Avante-ES). Moro, Kajuru e Do Val eram titulares e, conforme o texto original, votariam a favor do relatório.

Com as mudanças, entraram: Beto Faro (PT-PA), Marcos Rogério (PL-RO), Soraya Thronicke (PSB-MS) e Teresa Leitão (PT-PE). Ainda segundo o texto, os dois petistas e Soraya se tornaram titulares e vão votar contra o documento de Alessandro Vieira.

O movimento buscou garantir maioria governista para a rejeição do relatório, em meio ao embate político em torno do texto final da comissão.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a