Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Alckmin aponta supermercados lotados como sinal de retomada econômica

Presidente em exercício afirma que alta na renda, queda no desemprego e crescimento do PIB impulsionam consumo

14/05/2025 às 10:29 por Redação Plox

Durante a abertura do APAS Show 2025, nesta segunda-feira (12), em São Paulo, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), declarou que o aumento da movimentação nos supermercados nos fins de semana é um reflexo direto da recuperação da economia brasileira.


Imagem Foto: Agência Brasil

Alckmin destacou uma série de indicadores positivos que, segundo ele, explicam esse cenário: a taxa de desemprego caiu, a massa salarial cresceu, e a economia apresentou alta de 3,4%. No setor de supermercados, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 6,5%.


– Despencou o desemprego, melhorou a massa salarial, e cresceu em 3,4% a economia e o setor de mercados em 6,5% – afirmou o vice-presidente, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.


Alckmin contou que esteve pessoalmente em um supermercado recentemente e constatou o impacto positivo das ações governamentais no consumo da população. Segundo ele, esse cenário favorável é reforçado por condições climáticas benéficas e pela queda do dólar, fatores que podem resultar em uma safra recorde e, consequentemente, estabilização ou queda nos preços dos alimentos.


No ano anterior, ele relembrou que a seca e a valorização do dólar pressionaram os preços, o que agora tende a se reverter.


Outro ponto enfatizado foi a reforma tributária, que, conforme explicou, visa isentar os produtos da cesta básica e simplificar os tributos. A proposta tem potencial de aumentar o PIB em até 12% ao longo dos próximos 15 anos, segundo suas estimativas.


Além disso, Alckmin defendeu a proposta de isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil, como uma forma de aumentar o poder de compra sem comprometer o equilíbrio fiscal.


Por fim, ele citou medidas implementadas para ampliar a renda dos brasileiros, como a expansão do crédito consignado e a saída de cinco milhões de pessoas do programa Bolsa Família, em razão do aumento da renda.


As declarações foram publicadas pelo portal R7.


Compartilhar a notícia

Veja também
ECONOMIA

CVM confirma ao STF que Ternium não assumiu controle ao entrar na Usiminas

Ternium se defende de multa controversa imposta por 3ª Turma do STJ

ECONOMIA

Líderes do G20 aprovam taxação dos super-ricos em cúpula no Rio

Declaração final destaca tributação progressiva e combate à desigualdade global, além de lançar aliança para erradicar a fome.

PIX
ECONOMIA

Tributos federais poderão ser pagos utilizando o Pix

Segundo o Governo, o contribuinte poderá pagar o Darf utilizando a ferramenta

ECONOMIA

Shopee inaugura três novas unidades de distribuição em Minas e amplia presença no estado

Marketplace já possui 11 centros de distribuição no Brasil e mais de 100 hubs logísticos, com novas operações em Barbacena, Ubá e Extrema.