Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Divaldo Franco morre aos 98 anos em Salvador

Referência do espiritismo no Brasil, ele enfrentava um câncer de bexiga e morreu em casa, após décadas de dedicação à doutrina espírita

14/05/2025 às 10:43 por Redação Plox

Divaldo Pereira Franco, um dos nomes mais emblemáticos do espiritismo no Brasil, morreu aos 98 anos na noite desta terça-feira (13), em Salvador, na Bahia. A confirmação foi feita pelas redes sociais da Mansão do Caminho, instituição fundada por ele.


Imagem Foto: ARP

A causa da morte foi um câncer de bexiga, contra o qual vinha lutando nos últimos tempos, recebendo cuidados paliativos em sua própria residência. O falecimento ocorreu por volta das 21h45.


“Retornou hoje à Pátria Espiritual, às 21h45, o médium, orador espírita e embaixador da paz no mundo Divaldo Pereira Franco aos 98 anos. Divaldo dedicou sua vida à Causa Espírita e ao amor ao próximo em Salvador e no mundo”, informou a Mansão do Caminho em comunicado.

Natural de Feira de Santana, no interior baiano, Divaldo nasceu em 5 de maio de 1927. Ao longo de sua vida, construiu uma trajetória pautada pela disseminação dos princípios espíritas, realizando milhares de palestras em diversas partes do mundo. Seu nome é frequentemente associado à continuidade do trabalho de Chico Xavier, principalmente pela força de sua oratória e pelo vasto conhecimento doutrinário que transmitia com serenidade e clareza.


Em 1952, ao lado de Nilson de Souza Pereira, fundou a Mansão do Caminho, uma obra social localizada na capital baiana que, desde então, oferece amparo a milhares de pessoas. A instituição tornou-se um polo de assistência em diversas áreas como educação, saúde, profissionalização e apoio às famílias, consolidando-se como símbolo da prática do amor ao próximo.


Reconhecido no Brasil e no exterior, Divaldo recebeu diversas homenagens por sua atuação em favor da paz, da espiritualidade e dos direitos humanos. Entre as distinções, destacam-se prêmios internacionais, incluindo condecorações da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceram sua contribuição em prol da paz mundial.


O velório de Divaldo Franco será realizado nesta quarta-feira (14), no Ginásio de Esportes da Mansão do Caminho, das 9h às 20h. Já o sepultamento está marcado para a quinta-feira (15), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz, também em Salvador.


A morte de Divaldo Franco marca o fim de uma era para o espiritismo no Brasil, mas seu legado permanecerá vivo através das obras que psicografou, das instituições que ajudou a construir e das inúmeras vidas que tocou com sua palavra e sua presença.


Compartilhar a notícia

Veja também
timóteo
GERAL

Cidade de Timóteo deve ser indenizada com R$ 100 milhões pós desastre de Mariana

Acordo da indenização tem que ser assinado até setembro desse ano

Alcolumbre dispara guerra para derrubar ministro Alexandre Silveira
GERAL

Alcolumbre dispara guerra para derrubar ministro Alexandre Silveira

Em encontro com lideranças do União Brasil e ministros do governo, senador expõe descontentamento com Alexandre Silveira e sugere envolvimento em irregularidades

charles
GERAL

Charles III é oficialmente proclamado novo rei do Reino Unido

Cerimônia reuniu premiê Liz Truss e seis ex-primeiros-ministros

autismo
GERAL

Ipatinga receberá mais de meio milhão de reais para a causa autista

Serão investidos na construção dos equipamentos públicos, na capacitação, tratamento e manejo de crianças com diagnóstico do TEA

para você
Foto: Renato Cobucci/DIVULGAÇÃO
ESPORTES

Cruzeiro busca técnico para temporada 2024 repleta de desafios

Clube enfrentará quatro competições, incluindo a Copa Sul-Americana, com previsão de início da pré-temporada em janeiro

Porta de ferro despenca e atinge criança em escola municipal de Piracicaba
EDUCAçãO

Porta de ferro despenca e atinge criança em escola municipal de Piracicaba

Menina foi atingida na cabeça dentro da sala de aula; diretoria havia solicitado manutenção antes do acidente

Anitta
FAMOSOS

Anitta homenageia Marília Mendonça em cerimônia do Grammy Latino

Marília Mendonça e Maiara e Maraísa concorreram com o álbum “As patroas”

Patrícia Abravanel.jpg
FAMOSOS

Patrícia Abravanel diz que SBT é sempre pró-governo e elogia Bolsonaro

A herdeira da emissora participou do quadro ‘Para quem você tira o chapéu’, em que convidados criticam ou elogiam nomes escondidos