Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Corpo de Bombeiros assumirá gestão das escolas cívico-militares em Minas Gerais a partir de 2024

Apesar do anúncio do governo federal sobre o fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), o governador Zema manteve a iniciativa no estado

14/07/2023 às 10:37 por Redação Plox

A administração conjunta das escolas cívico-militares no estado de Minas Gerais sofrerá uma mudança significativa. O governador Romeu Zema (Novo) decidiu que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMM) substituirá as Forças Armadas na gestão compartilhada dessas instituições a partir de 2024.

 

 

Foto: Reprodução / PMMG

Apesar do anúncio do governo federal sobre o fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), o governador Zema manteve a iniciativa no estado. A Secretaria de Estado de Educação de Minas (SEE-MG) confirmou em nota a manutenção do programa. Conforme a nota divulgada, "as escolas cívico-militares do Estado serão mantidas em gestão compartilhada entre Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)".

Essa transição para a gestão compartilhada com o CBMM será feita de forma gradual, visando a preservação da normalidade das ações educativas no restante do ano letivo de 2023, conforme comunicado pelo Ministério da Educação.

O estado de Minas Gerais adotou o programa do Ministério da Educação em 2020 e atualmente nove escolas da rede estadual estão no Pecim, atendendo cerca de 6 mil estudantes.

Efeitos do Pecim nas Escolas Estaduais

De acordo com a SEE-MG, o CBMM assumirá tarefas complementares ao corpo docente das escolas. Essas equipes serão uma extensão da equipe liderada pelo diretor escolar e terão um papel importante em aspectos como desenvolvimento afetivo, social, ético e simbólico, visando o desenvolvimento humano integral.

O Pecim vem mostrando resultados expressivos, segundo a SEE-MG. Após a implantação do programa, as escolas participantes registraram uma taxa de aprovação superior a 80%.

No contexto dessas mudanças, o governador Zema, através das redes sociais, exaltou a nova parceria: "A tradição, a disciplina e o prestígio de uma das instituições mais respeitadas do mundo agora se unem ao trabalho de ensino dos mineiros. Aqui a educação é sempre prioridade".

Compartilhar a notícia

Veja também
escola
EDUCAçãO

Governo de Minas paga nesta quinta (20) rateio extraordinário dos recursos do Fundeb

Serão distribuídos R$ 539 milhões a profissionais que atuaram nas escolas estaduais em 2021

Prazo para cadastro escolar de crianças em Ipatinga termina nesta quinta-feira (31)
EDUCAçãO

Prazo para cadastro escolar de crianças em Ipatinga termina nesta quinta-feira (31)

Inscrições presenciais ou online são obrigatórias para crianças de 4 e 5 anos que ainda não estão na rede municipal

Nova prova obrigatória com 100 questões será exigida de formandos em Medicina
EDUCAçãO

Nova prova obrigatória com 100 questões será exigida de formandos em Medicina

Enamed avaliará conhecimentos em áreas como Clínica Médica, Cirurgia e Saúde Mental; exame será anual e gratuito

Consulta pública discute nova fase de gestão no Parque Estadual do Rio Doce
EDUCAçãO

Consulta pública discute nova fase de gestão no Parque Estadual do Rio Doce

Sociedade pode enviar sugestões para edital que definirá organização responsável por ações de conservação e turismo sustentável