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Em diversas regiões do Brasil, aposentados estão relatando cobranças não autorizadas em suas contas bancárias atribuídas à empresa Sudacred. O problema ganhou grande repercussão no site Reclame Aqui, onde mais de dois mil relatos foram registrados — sendo 338 deles apenas nos últimos seis meses.
Apesar de não ser uma associação como as investigadas recentemente pela Polícia Federal por retenções ilegais em salários, a Sudacred se apresenta como uma sociedade de crédito direto, autorizada pelo Banco Central para realizar empréstimos e fornecer outros serviços financeiros. Ainda assim, cerca de 60% das reclamações apontam exatamente para cobranças indevidas feitas pela empresa.
Um dos casos ouvidos pela reportagem envolve uma aposentada de 73 anos, moradora de Belo Horizonte, que descobriu estar sendo cobrada em R$ 76,60 mensais pela Sudacred. Com problemas crônicos nos joelhos, hipertensão e obesidade, ela depende de remédios diários e vive sozinha, sustentada com um salário mínimo e ajuda dos filhos. “Estão descontando do meu pagamento e não falaram nada. Estão tirando R$ 76 todos os meses. Meu menino (filho) é que percebeu quando foi comigo receber. Não autorizei ninguém a descontar”, contou ela.
Após buscar atendimento em uma agência do Bradesco junto com a filha, a idosa foi informada pelo gerente de que o banco não tinha envolvimento com a cobrança. Desde então, os débitos deixaram de ocorrer. Mesmo assim, ela desabafa sobre as dificuldades: “Estão levando por debaixo dos panos de quem não tem. Se fosse muito dinheiro, mas é um salário mínimo, gente.”
Outros casos semelhantes estão registrados na internet. Uma pessoa relatou: “Percebemos no extrato da conta da minha mãe, uma senhora aposentada de 72 anos, que está sendo descontado R$ 76,60 pela Sudacred, sendo que ela, coitada, não sabe o que é isso, não solicitou nenhum empréstimo e mal sabe mexer na conta bancária.”
Outro usuário escreveu: “Descontaram o valor de R$ 62,60 da aposentadoria da minha avó de 60 anos. Exijo que seja feito o estorno, tendo em vista que NÃO FOI AUTORIZADO, tampouco há vínculo com essa empresa.”
A equipe de reportagem tentou, sem sucesso, entrar em contato com a Sudacred por telefone e e-mail ao longo dos últimos 30 dias. A empresa não retornou os questionamentos.
Sobre a questão dos débitos, o Bradesco informou que segue todas as normas do Banco Central relativas a débitos automáticos, e acrescentou que notifica seus clientes previamente sobre esses lançamentos futuros por meio de aplicativos e canais de atendimento. No entanto, não respondeu especificamente sobre as cobranças da Sudacred.
"Visando maior transparência, o Bradesco adota ainda a prática de comunicação prévia aos clientes via push e pelos canais de relacionamento, além de apresentar o agendamento em lançamentos futuros no extrato de conta corrente, permitindo ao cliente conhecer, concordar ou ainda contestar, quando for o caso, sendo atendido de imediato em situações que requeiram o eventual cancelamento\
Já a Polícia Federal declarou que não comenta investigações em andamento e não esclareceu se há algum inquérito aberto contra a Sudacred.
Procurado também, o INSS alegou não ter vínculo com a empresa e afirmou que não há desconto nos benefícios. O Banco Central, por sua vez, apenas encaminhou um link com a lista das instituições autorizadas a operar no país, entre elas a Sudacred.
O impasse deixa milhares de aposentados em situação vulnerável, com valores descontados sem justificativa aparente e respostas evasivas por parte das instituições envolvidas.
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