Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Geral
Mulher escapa de tentativa de golpe no WhatsApp usando pergunta pessoal
Ao desconfiar de uma mensagem pedindo transferência via PIX, a vítima questionou o criminoso e conseguiu evitar o golpe
14/09/2023 às 18:46por Redação Plox
14/09/2023 às 18:46
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Em uma tentativa recente de golpe via WhatsApp, uma administradora financeira evitou ser enganada por um golpista que fingia ser seu filho, usando inclusive uma foto dele no aplicativo. A mensagem informava que o jovem havia mudado de número e, logo após, foi solicitada uma transferência PIX no valor aproximado de R$ 2,5 mil.
A mulher notou algo estranho quando o nome associado ao PIX era de uma pessoa que ela não reconhecia. Para confirmar suas suspeitas, ela questionou o remetente sobre o nome de sua avó paterna. Recebendo uma resposta evasiva, ela teve certeza de que se tratava de um golpe. Em seu relato ao G1, a vítima destacou: "Vi que era golpe, tentei identificar quem era e depois eu respondi grossa e bloqueei".
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
A Importância da Desconfiança
Humberto Mácola, delegado da Polícia Civil do Piauí, ressaltou a relevância dos métodos adotados pela mulher para identificar a fraude. Ele sugere que as pessoas sempre verifiquem o contato vinculado ao PIX e se assegurem de que estão realmente se comunicando com alguém de confiança. Mácola também alertou para a cautela nas redes sociais, declarando: "A gente precisa desconfiar de tudo, hoje nas redes sociais precisamos desconfiar da autenticidade".
Orientações da Polícia
O delegado reforçou algumas medidas de segurança para evitar tais golpes, como não clicar em links recebidos de forma inesperada. "Nunca clique em link que você recebe despretensiosamente, muitos golpes poderiam ser evitados assim", aconselhou. Ele também enfatizou a importância de sempre checar a veracidade das informações antes de realizar qualquer tipo de transferência ou compartilhar informações pessoais.