Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula diz ter orgulho do STF por condenação de Bolsonaro

Em artigo no New York Times, presidente afirma que julgamento seguiu a Constituição e nega perseguição política

14/09/2025 às 15:46 por Redação Plox

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou neste domingo (14) um artigo no jornal norte-americano New York Times, em que expressa apoio à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado em 2022.


Imagem Foto: Ricardo Stuckert - 26.ago.2025/PR… -

Na publicação, Lula classificou a sentença como um marco na história do país. “Estou orgulhoso do Supremo Tribunal Federal pela sua decisão histórica de quinta-feira, que salvaguarda nossas instituições e o Estado democrático de direito”, escreveu.


O presidente rebateu críticas internacionais, especialmente dos Estados Unidos, que acusam a Justiça brasileira de agir politicamente contra Bolsonaro. “Isso não foi uma ‘caça às bruxas’. O julgamento foi resultado de um processo conduzido em conformidade com a Constituição de 1988, promulgada após duas décadas de luta contra uma ditadura militar”, afirmou.


Lula destacou que as investigações revelaram a gravidade dos atos atribuídos a Bolsonaro. Entre as descobertas, estariam planos para assassinar o próprio presidente, o vice-presidente e um ministro do STF, além de um rascunho de decreto que visava anular o resultado das eleições de 2022.


No artigo, o petista também criticou o governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump, acusando-o de utilizar medidas comerciais e diplomáticas para pressionar o Brasil. “O governo dos Estados Unidos está usando tarifas e a Lei Magnitsky para buscar impunidade para o ex-presidente Jair Bolsonaro, que orquestrou uma tentativa fracassada de golpe em 8 de janeiro de 2023”, declarou.


Apesar das críticas, Lula afirmou estar aberto ao diálogo com os Estados Unidos, desde que haja respeito mútuo. “O Brasil continua disposto a negociar tudo que possa trazer benefícios mútuos. Mas a democracia brasileira e sua soberania não serão colocadas em jogo”, concluiu.


A declaração acontece em um momento delicado nas relações diplomáticas entre os dois países, com repercussões políticas internas e internacionais.


Compartilhar a notícia

Veja também
trenzinho
POLíTICA

Câmara analisa PL que proíbe músicas com tema sexual nos Trenzinhos da Alegria em Fabriciano

O projeto visa “proibir quaisquer tipos de músicas sensuais, com conotação pejorativo, com palavras torpes, que induz a sexualidade, estimula orgia, erotismo e uso de drogas nos Trenzinhos da Alegria"

MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL
POLíTICA

Lula celebra a indicação de Flávio Dino ao STF

Presidente Lula expressa satisfação com a nomeação de Dino, descrito como "ministro comunista", para o Supremo Tribunal Federal.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
POLíTICA

Primeira-dama Janja da Silva responde a críticas após vídeo na Índia em meio a tragédia no RS

Janja e Presidente Lula enfrentam reações negativas nas redes sociais devido à recente catástrofe no Rio Grande do Sul

Após decisão de Moraes, Bolsonaro e Valdemar voltam a se encontrar
POLíTICA

Após decisão de Moraes, Bolsonaro e Valdemar voltam a se encontrar

Ministro do STF revoga restrição que impedia contato entre os dois; encontro acontece em Brasília

para você
WhatsApp-Image-2019-10-15-at-06.15.jpg
POLíCIA

Identificada vítima morta com tiros na cabeça em Ipatinga

Gustavo Nunes recebe representantes da UFOP para implantação do campus da universidade em Ipatinga
EDUCAçãO

Gustavo Nunes recebe representantes da UFOP para implantação do campus da universidade em Ipatinga

Reunião e visita técnica à área da Suplan marcam novo passo rumo à instalação da universidade no município; previsão de curso é para 2026

WhatsApp-Image-2019-10-08-at-13.43.jpg
ECONOMIA

Passagens aéreas de BH para Brasília são mais baratas do que para o Vale do Aço

Apesar de ser quase o quádruplo da distância, passagens aéreas para a capital federal são mais baratas do que para o aeroporto que atende o Vale do Aço

Foto : Staff Images / Cruzeiro
ECONOMIA

Copa do Brasil: últimas notícias e oportunidades de apostas via Parimatch

O torneio começa em fevereiro e termina em novembro, com noventa e duas equipes divididas em oito grupos de acordo com a classificação.