Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Autorização para vacina poderá ser dada em até 10 dias, diz Anvisa

Em nota, agência diz que poderá usar dados de saúde de outros países

14/12/2020 às 23:48 por Redação Plox

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estima que poderá avaliar e conceder autorização emergencial de vacinas contra a covid-19 em até 10 dias para empresas que cumpram os requisitos fixados. Esta modalidade de permissão foi estabelecida pelo órgão para permitir uma análise mais rápida em condições especiais de imunização diante do cenário de pandemia.

No início do mês, a Anvisa divulgou o guia de critérios e procedimentos para a aprovação de autorizações emergenciais para vacinas em caráter experimental contra a covid-19.

A permissão especial poderá ser fornecida para vacinas que estejam em estudo no Brasil na chamada Fase 3, em que a eficácia e a segurança são analisadas. Nesse caso, as vacinas serão destinadas a programas de governo, não podendo ser comercializadas pelas empresas que obtiveram a permissão.

Apenas as empresas que estão desenvolvendo as vacinas poderão solicitar a autorização na Anvisa. Deve ser comprovada a capacidade de fabricar ou de importar a substância. As companhias interessadas em tal alternativa deverão fazer antes uma reunião com a equipe da Anvisa, que é chamada de “pré-submissão”. Será preciso também já ter aprovado na Anvisa um dossiê de desenvolvimento clínico.

Foto: Divulgação

 

Autorização por outros países
Em comunicado sobre o novo prazo de até 10 dias, a Anvisa abordou também o procedimento de autorização emergencial a partir da aprovação do uso do imunizante por órgãos reguladores de outros países. O mecanismo está previsto em lei.

O texto menciona a permissão da agência de saúde dos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA) à vacina da Pfizer, argumentando que ainda que o processo em curso nos Estados Unidos seja semelhante, ainda seria necessário ter uma avaliação própria da agência brasileira.

“Ainda assim, parte dos dados, bem como compromissos e planos de monitoramento que precisam compor o pedido de uso emergencial [em outro país a outro órgão regulador], referem-se exclusivamente a realidades nacionais e, por isso, a importância da análise da vacina a ser usada no Brasil ser realizada pela Anvisa”, diz a nota.

Entre os aspectos que deverão ser considerados na avaliação que a agência - que deve ser realizada em até 10 dias - estão:

» Se a vacina que será disponibilizada para a população brasileira é a mesma avaliada nos estudos clínicos;
» Se a população-alvo a ser vacinada no Brasil é a mesma que será imunizada no país da autorização original;
» Quais as estratégias de monitoramento da aplicação das vacinas e de eventuais efeitos adversos nos indivíduos.

O comunicado da Anvisa pondera a replicação da autorização pela autoridade reguladora chinesa da CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa SinoVac em parceria com o Instituto Butantan.

A nota afirma que os critérios empregados no país para a autorização “não são transparentes” e não há ''informações disponíveis” sobre eles. “Caso venha a ser autorizada a replicação automática da autorização de uso emergencial estrangeira no Brasil, sem a devida submissão de dados à Anvisa, são esperados o enfraquecimento e a retardação na condução do estudo clínico no Brasil, além de se expor a população brasileira a riscos que não serão monitorados pela empresa desenvolvedora da vacina”, informa o documento.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
André-Nani.jpg
SAúDE

Programa de Otimização de Custos da FSFX é destaque em conferência em São Paulo

Os resultados positivos do programa Otimizar pra Sustentar foram apresentados em encontro voltado para gestão de custos em instituições de saúde

Vacimóvel começa a circular em Santana do Paraíso nesta quinta-feira
SAúDE

Vacimóvel começa a circular em Santana do Paraíso nesta quinta-feira

Unidade móvel inicia vacinação em diferentes bairros com estrutura completa a partir do dia 31 de julho

49557785797_6507e70a84_c.jpg
SAúDE

Coronavírus: Boletim Epidemiológico do Brasil e do Vale do Aço atualizado

IMG_4679.jpg
SAúDE

CENIBRA realiza Semana da Saúde

Semana da Saúde é uma iniciativa que integra Programa Qualidade de Vida Vivendo Melhor, que reforça a importância da adoção de práticas saudáveis no dia-a-dia

para você
Reprodução Redes Sociais
FAMOSOS

Brasil relembra dois anos sem Marília Mendonça, ícone do sertanejo

Tributos se renovam no aniversário do trágico acidente aéreo que levou a cantora e outros quatro ocupantes

Carro-forte cai em ribanceira após colisão com automóvel na região do Vale do Aço
POLíCIA

Carro-forte cai em ribanceira após colisão com automóvel na região do Vale do Aço

Apesar do susto e da aparente gravidade, ninguém se feriu

REPRODUÇÃO TWITTER
GERAL

Uso de supercola para tratar feridas: saiba o que dizem os especialistas

Este fenômeno, que ocorreu nos últimos dias, gerou grande repercussão e dividiu as opiniões do público quanto ao uso deste tipo de material para cuidar de ferimentos.

modelo
LAZER

Maju de Araújo é a primeira modelo brasileira com síndrome de down a desfilar na Milão Fashion Week

Aos 19 anos, a brasileira se tornou referência global na luta pela representatividade, e com novo visual quer reforçar pelas passarelas do mundo a beleza e a força da pluralidade feminina