Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Água quente: entenda como ela pode beneficiar digestão e metabolismo

Médico norte-americano destaca os efeitos positivos do consumo de água quente para a saúde

15/01/2024 às 17:22 por Redação Plox

O hábito de beber água quente, além de ser uma prática comum em várias culturas, tem sido recomendado por especialistas da saúde por seus diversos benefícios. O médico norte-americano Kunal Sood destacou algumas das vantagens desse simples ato, incluindo a melhoria da digestão e a aceleração do metabolismo.

Segundo o Dr. Kunal Sood, a água quente pode ser especialmente benéfica quando consumida em jejum. "A teoria é que a água quente ajuda a dissolver alimentos que normalmente você tem dificuldade de digerir", afirmou o médico. Esta prática pode facilitar a quebra de certos alimentos no estômago, melhorando a digestão.

Foto: Plox

Uma pesquisa publicada na revista Gastroenterology Nursing em 2016 aponta que a água a uma temperatura em torno de 37ºC pode ter um impacto positivo nos movimentos intestinais, além de reduzir a flatulência. A água quente auxilia na regularização do trânsito intestinal, diminuindo os casos de constipação.

Outro benefício notável da água quente é a aceleração temporária do metabolismo. "Isso ocorre porque seu corpo trabalha para levar a água quente à temperatura corporal. Este leve aumento na taxa metabólica pode ajudar na queima de calorias", explicou o Dr. Sood. Este processo, conhecido como termogênese, pode ser um aliado na perda de peso e no controle do peso corporal.

Por fim, o consumo de água quente também pode melhorar a circulação e o fluxo sanguíneo. Ao contribuir para a dilatação dos vasos sanguíneos, facilita a circulação e pode auxiliar na prevenção de problemas circulatórios. O médico alerta, no entanto, sobre a importância de garantir que a água não esteja excessivamente quente para evitar queimaduras.

A inclusão de um copo de água quente na dieta diária, portanto, pode trazer diversos benefícios para a saúde, desde a melhora da digestão até a aceleração do metabolismo, além de contribuir para uma melhor hidratação do organismo.

Compartilhar a notícia

Veja também
Chocolate quente ajuda na perda de peso, afirma especialista
SAúDE

Chocolate quente ajuda na perda de peso, afirma especialista

Bebida tradicional pode ser aliada na dieta, diz Steve Bennett, técnico de saúde e autor de projeto de bem-estar

SAúDE

OMS volta a alertar para aumento de falsificações do Ozempic

Três lotes falsificados do Ozempic foram identificados em outubro de 2023 no Brasil, Reino Unido e Irlanda do Norte, e em dezembro de 2023 nos Estados Unidos

vacina
SAúDE

Depois de uma semana sem óbitos, Timóteo volta a registrar três mortes nas últimas 24 horas por Covid-19

Os óbitos alinham ao crescimento de casos de contaminações

Vacina covid-19
SAúDE

Ministério da Saúde vai à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19

Avião da Azul saíra do Brasil nesta quinta-feira (14) para buscar imunizante da AstraZeneca/Oxford produzido pelo laboratório indiano Serum

para você
Benetton enfrenta crise global e fecha 31 lojas na Espanha
LAZER

Benetton enfrenta crise global e fecha 31 lojas na Espanha

Após perdas milionárias e queda na relevância no setor da moda, marca italiana aposta no comércio eletrônico para tentar sobreviver

Haddad defende imposto sobre compras online e aponta cobrança estadual
POLíTICA

Haddad defende imposto sobre compras online e aponta cobrança estadual

Ministro da Fazenda afirmou que tributos sobre plataformas internacionais envolvem ICMS, imposto estadual, além da taxa federal de importação

dd
GERAL

Nova bebida britânica promete efeitos do álcool sem ressaca

Especialistas desenvolvem alternativa inovadora que ativa neurotransmissores sem consequências desagradáveis

AGB
POLíTICA

Emissões de títulos sustentáveis batem recorde no Brasil

Em 2020 e 2021, foram captados US$ 20 bi por esse tipo de papel