Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Saúde
Vacinação contra a dengue no Brasil priorizará crianças e adolescentes
Vacinação contra a dengue no Brasil priorizará crianças e adolescentes
15/01/2024 às 23:20por Redação Plox
15/01/2024 às 23:20
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Em uma decisão crucial para a saúde pública, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou, nesta segunda-feira (15), a priorização da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Esta medida surge em resposta ao crescente número de casos de dengue no país. A campanha de vacinação está prevista para iniciar em fevereiro de 2024.
Foto: divulgação
O Brasil deve receber até 6 milhões de doses da vacina este ano. Dada a necessidade de duas doses por pessoa, estima-se que até 3 milhões de indivíduos sejam imunizados. Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), enfatizou a importância da faixa etária escolhida, mencionando que a definição dos grupos prioritários dentro dessa faixa será decidida em breve.
A vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023 e incluída no PNI. Este imunizante representa um avanço significativo, sendo o Brasil o primeiro país a oferecê-lo em sua rede pública de saúde.
Em 2023, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos de dengue, resultando em 1.094 mortes. Já em 2024, os casos ultrapassaram 10 mil, com sete mortes ainda sob investigação. Diante desses números alarmantes, a vacinação surge como uma estratégia crucial.
A distribuição das doses e a definição das faixas etárias específicas para o início da vacinação serão discutidas na próxima reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes do ministério, governos estaduais e municipais.
A vacina Qdenga utiliza vírus vivos atenuados da dengue, induzindo uma resposta imunológica contra os quatro sorotipos do vírus.