Damares divulga lista de igrejas investigadas na CPI do INSS e Malafaia volta a criticá-la: 'proveito político'
Pastor acusa senadora de mentir sobre envolvimento de grandes igrejas em fraudes previdenciárias, enquanto Damares divulga lista de investigados e defende continuidade das apurações na CPMI do INSS
O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, voltou a criticar a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) após a divulgação da lista de igrejas e pastores investigados na CPMI que apura fraudes no INSS. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira, ele acusou a parlamentar de tentar tirar “proveito político” da situação. No domingo, Damares afirmou que a CPMI tem sido alvo de pressões de pessoas e instituições interessadas em atrapalhar as investigações, especialmente após a identificação de instituições religiosas e “grandes pastores” como parte do esquema de desvios no sistema previdenciário. Veja os detalhes na Live.
Malafaia questiona atuação de Damares na CPMI
No vídeo, Malafaia contestou o protagonismo atribuído pela senadora a si própria na divulgação das informações e minimizou o papel de Damares na apuração sobre igrejas e pastores.
Ela tenta tirar proveito político do que não fez. Não é Damares que denuncia igrejas e pastores. O que ela faz, junto dos outros deputados e senadores, é assinar requerimento de convocação. Ela não denuncia pastores, tampouco igrejas. – Silas Malafaia
Em nota publicada no Instagram na noite de quarta-feira, a senadora afirmou que os dados relativos às igrejas são públicos, constam em documentos oficiais e já foram aprovados pelos membros da comissão. Ela destacou ainda ter sido autora do requerimento que originou a CPMI do INSS, instalada em 2025, e disse atuar como membro titular desde o início dos trabalhos.
Foto: Agência Senado
Malafaia relatou ter procurado o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), para questionar as declarações de Damares sobre pressões contra as investigações. Segundo o pastor, Viana teria negado a existência de lobby de líderes religiosos para travar a CPMI.
De acordo com Malafaia, o presidente da comissão informou que as apurações apontam indícios de que duas igrejas teriam sido criadas para lavagem de dinheiro de aposentados, por meio de ofertas destinadas a “igrejas menores”.
O pastor também elevou o tom ao acusar a senadora de mentir ao falar em “grandes igrejas” e ao relatar suposto lobby para que as investigações não avancem. Ele afirmou desejar que tudo seja esclarecido, dizendo que não aceitará que igrejas e líderes religiosos recebam a “pecha de corruptos” em um esquema com o qual, segundo ele, não teriam relação.
Foto: Rede Social
Lista de igrejas e pastores investigados
A divulgação da lista por Damares ocorreu após ela ser cobrada publicamente por Malafaia, que a havia chamado de “linguaruda” por citar a participação de religiosos em fraudes sem revelar nomes. Nas redes, o pastor pressionou a senadora a divulgar quem seriam os envolvidos, sob pena de classificá-la como levianda.
Após a cobrança, foram tornados públicos os nomes de igrejas e pastores mencionados em requerimentos da CPMI:
Igrejas:
- Adoração Church — alvo de pedido de quebra de sigilo;
- Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo — alvo de pedido de quebra de sigilo;
- Ministério Deus é Fiel Church — alvo de pedido de quebra de sigilo;
- Igreja Evangélica Campo de Anatote — alvo de pedido de quebra de sigilo.
Foto: Rede Social
Pastores:
- Cesar Belucci — convidado a comparecer à CPMI;
- André Machado Valadão — convidado a comparecer à CPMI e alvo de pedido de quebra de sigilo;
- Péricles Albino Gonçalves — convidado a comparecer à CPMI;
- Fabiano Campos Zettel— convidado a comparecer à CPMI;
- André Fernandes — convidado a comparecer à CPMI.
Pastor e empresário também é investigado pela Polícia Federal
Fabiano Campos Zettel, empresário pastor da da Igreja Batista da Lagoinha, foi um dos alvos da Polícia Federal na Operação Compliance Zero, deflagrada nessa quarta-feira, para dar continuidade às investigações sobre o escândalo do Banco Master. Zettel é casado com Natália Vorcaro, irmã do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. Apesar de ter sido preso temporariamente no Aeroporto de Guarulhos nessa quarta-feira, enquanto embarcava para uma viagem de negócios rumo a Dubai, o empresário foi solto horas depois, por determinação do ministro do STF, Dias Toffoli. O ministro ordenou a apreensão de seu passaporte e o proibiu de deixar o país.
Foto: Rede Social
Nas eleições de 2022, Zettel destacou-se como um dos maiores doadores pessoa física do Brasil. Para Jair Bolsonaro (PL), doou R$ 3 milhões, a maior doação individual recebida pela campanha à reeleição. Para Tarcísio de Freitas (Republicanos), destinou R$ 2 milhões à campanha do atual governador de São Paulo.
Senadora diz sentir “desconforto e tristeza”
Ao comentar o envolvimento de instituições religiosas nas fraudes, Damares declarou que a possível participação de igrejas ou líderes religiosos no esquema de golpes contra o INSS lhe causa “profundo desconforto e tristeza”. Mesmo assim, ressaltou que a CPMI tem, segundo ela, o dever constitucional de apurar os fatos com responsabilidade, imparcialidade e base documental.
A manifestação da senadora veio após Malafaia anunciar que divulgaria um vídeo para confrontá-la. O pastor reagiu especialmente às falas em que Damares apontou que a comissão teria identificado “grandes igrejas” e “grandes pastores” envolvidos em fraudes, além de mencionar pressões para frear o trabalho da CPMI.
Em entrevista ao SBT News, a senadora relatou que a resistência às investigações vem inclusive de setores religiosos, descrevendo reações de fiéis contrários à exposição de nomes ligados às fraudes e afirmando que a CPMI tem sofrido lobbies para não avançar.
Na mesma entrevista, Damares afirmou que a comissão está indo além do esperado e que “grandes igrejas do Brasil” estariam sendo apontadas nas apurações, fato que, disse, lhe causa sofrimento pessoal.
Relatório parcial e possível prorrogação da CPMI
Para 2026, o presidente da comissão, Carlos Viana, anunciou a realização, em fevereiro, do primeiro balanço do relatório preliminar sobre as atividades do colegiado no ano anterior. O prazo oficial para conclusão dos trabalhos termina em março, mas o senador defende a prorrogação por mais 60 dias, alegando que o período atual é insuficiente para a análise de toda a documentação e para a oitiva de todos os convocados.
Em nota, Viana argumentou que, diante da dimensão nacional e da profundidade do esquema, a extensão dos trabalhos é considerada por ele “absolutamente indispensável” para aprofundar as apurações, rastrear patrimônio oculto, identificar todos os responsáveis e garantir justiça às vítimas.
Ao longo do ano passado, a CPMI realizou 28 reuniões e ouviu 26 testemunhas, entre elas dois ex-ministros da Previdência: Carlos Lupi, titular da pasta quando as irregularidades vieram à tona, e Onyx Lorenzoni, responsável pelo ministério durante o governo Bolsonaro, período em que teriam começado os desvios.
No mês passado, Viana antecipou alguns pontos que devem constar do relatório final, entre eles a análise de cerca de 4.800 documentos e a identificação de 108 empresas suspeitas de envolvimento nas fraudes. O presidente da comissão também anunciou que pedirá ao STF a suspensão imediata de quase 2 milhões de contratos de empréstimos consignados sob suspeita de irregularidades.
Compartilhar a notícia
Escolha sua região para continuar navegando
Escolha sua região
Michelle Bolsonaro solicita a Gilmar Mendes prisão domiciliar para o ex-presidente
Moraes instaura inquérito sigiloso sobre possível vazamento de dados de ministros do STF
Damares divulga lista de igrejas na CPMI do INSS e bate de frente com Malafaia
Bruninho cobra pensão do pai: ‘4 anos me devendo’
Europa amplia presença militar na Groenlândia após novas investidas de Trump sobre controle da ilha
Homem é preso após abusar da própria filha
Moraes determina transferência de Bolsonaro para sala especial com estrutura ampliada na Papuda
Após caso Banco Master, Lula transforma combate ao crime organizado em estratégia de Estado
Duplicação da BR-381 entre Ravena e trevo de Caeté deve começar em março, diz ministro
Famílias de baixa renda começam a ter descontos de energia do governo Lula; outros consumidores pagarão a conta
Michelle Bolsonaro solicita a Gilmar Mendes prisão domiciliar para o ex-presidente
Moraes instaura inquérito sigiloso sobre possível vazamento de dados de ministros do STF
Damares divulga lista de igrejas na CPMI do INSS e bate de frente com Malafaia
Bruninho cobra pensão do pai: ‘4 anos me devendo’
Europa amplia presença militar na Groenlândia após novas investidas de Trump sobre controle da ilha