Onça Suçuarana ferida é resgatada no interior de Minas Gerais

Animal com fratura na pata recebe cuidados em Uberaba após ser atropelado

Por Plox

15/02/2024 17h48 - Atualizado há 2 meses

Na noite de quarta-feira (14/2), no Triângulo Mineiro, uma onça suçuarana fêmea, de aproximadamente 2 anos e 20 quilos, foi resgatada com sucesso por equipes de bombeiros de Uberaba e Araxá após apresentar dificuldades de locomoção devido a uma fratura na pata traseira esquerda. O animal, atropelado na zona rural perto de Campos Altos, cerca de 200 km de Uberaba, foi prontamente encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade de Uberaba (Uniube), onde recebeu os primeiros atendimentos.

De acordo com informações do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), o incidente ocorreu na região rural próxima à cidade de Campos Altos, destacando a vulnerabilidade da fauna local frente aos riscos das vias próximas a seus habitats naturais.

A assessoria de imprensa do Hospital Veterinário da Uniube informou que, após avaliação médica realizada na manhã de hoje (15/2), confirmou-se a fratura no fêmur da pata traseira esquerda do animal. Planeja-se realizar uma cirurgia na onça, apelidada de Safira, ainda hoje ou possivelmente amanhã (16/2), para corrigir a lesão.

"A recuperação de Safira após a cirurgia determinará se ela poderá retornar à natureza ou se será necessário seu encaminhamento para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras)", comunicou a assessoria do hospital, ressaltando o compromisso com a saúde e bem-estar da fauna silvestre.

 

Destaques